Grupo Vermelho: debates acalorados

Cuiabá, 26 de agosto de 2010

O grupo vermelho, com 74 delegados - e média de frequência de 70, durante toda a tarde de ontem - registrou discussões acaloradas na apreciação das cinco propostas do Eixo 1, Formação Profissional. Delas, aprovou quatro e rejeitou a de número dois, que defende a instituição do exame de proficiência para obter o registro junto aos Creas.

Sob coordenação de Paulo Constantino, o grupo deixou propostas do Eixo 02  Exercício Profissional - para o reinício das atividades amanhã pela manhã. São elas, a 11( sobre implementação nacional da Anotação de responsabilidade Técnica e Acervo); 20 (que trata da matriz do conhecimento e da preparação dos Creas para conceder atribuições profissionais, entre outros pontos, e 21 (sobre o aplicativo para o cadastro de cursos, e revisão dos Anexos I e II da Resolução 1010).

Entre os temas, a Resolução 1010 já foi defendida pelo arquiteto e urbanista João Carlos, representante da Associação Brasileira Ensino de Arquitetura: “Defendemos a consolidação da Resolução 1010, em função de sua modernidade”. Para ele, a “1010 é o grande avanço do Confea nos últimos 40 anos”.

Mary Jane, do Crea-AM, por sua vez, defende  o estabelecimento de um prazo para a revisão  da Resolução 1010.

A criação de Creas Juniores  já existem 18  foi aprovada pelos integrantes do Grupo Vermelho, que entende ser importante abrir espaço aos estudantes em formação nos Regionais de todo o país.

Maria Helena de Carvalho
Assessoria de Comunicação do Confea
Osmário Santos
Assessoria de Comunicação do Crea-SE