Confea e Ashrae estreitam laços na área de desenvolvimento profissional

Brasília, 7 de dezembro de 2022.

O Confea avança em mais um compromisso internacional com foco em inovação tecnológica e mobilidade profissional. Na próxima semana, o plenário federal irá analisar proposta de cooperação com a American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers (Ashrae). Os últimos detalhes para a parceria foram tratados nesta terça-feira (6/12), quando o presidente, eng. civ. Joel Krüger, recepcionou os representantes da entidade Walter Lenzi (Ashrae-Brasil) e Ross Montgomery (Ashrae-Flórida), em Brasília (DF). 

Acompanhado dos conselheiros federais eng. mec. Michele Ramos, eng. eletric. Genilson Pavão e eng. eletric. Evânio Nicoleit, e do assessor eng. agr. Flávio Bolzan, Krüger salientou a importância da formalização desta nova parceria. “Essa aproximação institucional é importante para explorar potencialidades das duas instituições e avançar nos projetos com facilidade”, afirmou, lembrando que o acordo em tramitação tem como um dos objetivos a inserção da certificação da Ashrae nos assentamentos dos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea. Para isso, está prevista transferência de tecnologia acerca do modelo de certificação empregado pela sociedade, bem como a promoção do desenvolvimento profissional com disseminação de conteúdo técnico e realização de cursos.

Da esq. p/ dir.: Nicoleit, Pavão, Montgomery, Krüger, Michele, Lenzi, Braga e Bolzan

A entidade internacional atua com foco no desenvolvimento sustentável de edificações, eficiência energética, qualidade do ar interno, refrigeração, aquecimento e ventilação mecânica, como explanou o representante da Ashrae-Flórida. “Tratamos desses temas de modo ambientalmente correto para deixar o mundo melhor; e isso envolve o exercício profissional, que também é uma preocupação do Confea. Por isso, temos a intenção de atuar em conjunto na certificação de profissionais”, garantiu Montgomery.  

Já aprovada pela Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), segundo o coordenador Nicoleit, a minuta do documento prevê ainda os seguintes objetivos específicos: prover conhecimento com foco no aprimoramento da fiscalização e ampliar a capilaridade do Sistema Confea/Crea dentro das universidades em prol da excelência técnica dos profissionais. 

Sobre essa meta, a diretora do Conselho e representante da Engenharia Mecânica pontuou o principal benefício da cooperação. “Esse trabalho em conjunto irá contribuir para valorizar ainda mais os profissionais da área e avançar rumo à mobilidade entre países”, disse a conselheira Michele, que participou diretamente da tramitação do documento, em parceria com o conselheiro Pavão. 

Reunião no Confea tratou dos últimos detalhes sobre o termo de cooperação com a Ashrae

Sinergia 
Durante a visita, os representantes da sociedade convidaram o Confea para participar da Ashrae Winter Convention, de 4 a 8 de fevereiro de 2023, em Atlanta (EUA). Na programação, debates e cursos para profissionais e estudantes, além da maior exposição de fabricantes e representantes do setor, como detalhou Lenzi, da Ashrae-Brasil. 

Agradecendo ao convite, o presidente Krüger ressaltou que uma boa cooperação passa por conhecer os parceiros e desenvolver confiança. “Por isso, o Confea envidará esforços para enviar uma comitiva à convenção e, nesse sentido, aproveitamos para convidá-los para a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, a Soea, do próximo ano”, propôs. 

Em complemento, o diretor Pavão sugeriu que a Ashrae promova uma apresentação institucional durante o maior evento da Engenharia no Brasil, que neste ano reuniu aproximadamente 9 mil participantes, entre presenciais e virtuais. “Será uma oportunidade para dar visibilidade ao público brasileiro, mostrando como a entidade funciona e explicando a parceria com o Confea”, frisou o conselheiro, a quem Lenzi respondeu positivamente. “Para sermos recíprocos, oferecemos ao Confea um espaço para divulgar a atuação do Conselho, em forma de webinar especial, voltado para estudantes e membros da entidade”. 

Essa aproximação renderá bons resultados institucionais para o Sistema, na avaliação do representante da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), que compõe o Colégio de Entidades Nacionais (Cden). “O Confea e a Fenemi poderão aprender muito sobre sistematização, pois nesse quesito a Ashrae é exemplar”, comentou o eng. mec. Marco Aurélio Braga, integrante do Conselho Consultivo da federação, da qual já foi dirigente por dois mandatos. 

O assunto retorna à pauta do Confea na próxima semana, quando o plenário irá analisar a minuta do acordo

Conheça a Ashrae
Fundada em 1894, a Ashrae é uma sociedade global que promove o bem-estar humano por meio de tecnologias sustentáveis para o ambiente construído. A sociedade e seus 57 mil membros de mais de 130 nações atuam nas áreas de edificações, eficiência energética, qualidade do ar interno, refrigeração e sustentabilidade dentro da indústria. Isso se dá por meio de redação de normas técnicas, realização de pesquisas, publicações e educação continuada. 

Nos países onde está presente, a sociedade se organiza em Chapters, ou Capítulos, apoiada no trabalho voluntário de seus membros. Hoje são mais de 180 Chapters espalhados pelo mundo. No Brasil, o Chapter foi criado oficialmente em 2002 em um evento que reuniu cerca de 60 pessoas em São Paulo. Naquele momento, era o primeiro Capítulo da Ashrae na América Latina com 50 membros. Hoje já são aproximadamente 400 integrantes, incluindo quase 190 estudantes distribuídos por todo o país. Anualmente, a entidade promove dezenas de eventos nos estados, como visitas técnicas, palestras, webinares e o Seminário Internacional de Qualidade do Ar, considerado referência pelos especialistas da área. 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea, com informações da Ashrae
Fotos: Marck Castro/Confea