Prévia da 77ª Soea reúne lideranças do Sistema em Brasília

Brasília, 16 de fevereiro de 2022.

Nesta quarta-feira (16/2), o tema “Tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social para o desenvolvimento nacional” marcou a agenda das lideranças da Engenharia, Agronomia e Geociências, que irão discutir o assunto intensamente em outubro, durante a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Goiânia (GO).

O lançamento do maior evento do Sistema Confea/Crea e Mútua foi realizado durante o 11º Encontro de Líderes, em Brasília (DF), e contou com a presença de profissionais, estudantes e autoridades políticas. Estima-se que, da Soea, participem cerca de 3,5 mil profissionais.

“A Soea não é apenas um evento, mas é formada pelo Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia, o Contecc, pelas Honrarias do Mérito e, neste ano, pelo Congresso Nacional de Profissionais, o CNP”, disse o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. Joel Krüger, enfatizando a grandiosidade da Semana Oficial. 

A expectativa, segundo Krüger, é fazer uma grande agenda com debates voltados para geração de renda, qualidade de vida e soberania nacional. “Serão discussões sobre valorização profissional e conhecimento tecnológico”, sinalizou, ao motivar os profissionais a participarem da agenda que neste ano será em formato híbrido.

Joel Krüger

Por sua vez, o anfitrião da Soea e presidente do Crea-GO, eng. civ. Lamartine Moreira Jr., falou da honra em sediar o evento presencial depois de ter promovido a Soea Connect, versão on-line inédita realizada no ano passado como solução de segurança sanitária. “É com muita satisfação que, após dois anos de espera, receberemos presencialmente – o maior evento das nossas profissões, que por sua característica democrática, cada vez mais, dá voz aos profissionais e acadêmicos. E este ano será um evento revolucionário”, anunciou. Lamartine ainda falou do reconhecimento profissional: “Diante dos trabalhos prestados à sociedade é preciso colocar em pauta políticas de valorização dos profissionais”. 

Lamartine Moreira

Na sequência, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, disse se sentir privilegiado por receber um evento tão expressivo na capital. “Desejo que seja um evento de discussões profundas sobre tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social, temas importantes para todas as cidades brasileiras”, afirmou em vídeo gravado especialmente para a cerimônia de lançamento.

“Em nome do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, esperamos a 'grande família da Engenharia' a participar do evento na capital goiana com muito pequi e pamonha”, convidou o chefe de Gabinete de Representação de Goiás no DF, Márcio Bittencourt, durante sua participação na solenidade de lançamento da Soea.

comitiva do crea goiás
Delegação do Crea-GO, anfitrião da 77ª Soea

Para o coordenador do Colégio de Presidentes de Creas, eng. agr. Ulisses Filho, falar sobre tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social é um desafio muito grande. “O Brasil é tido como o celeiro do mundo, que produz com tecnologia de ponta, aumentando a produção a cada ano sem aumentar a área ocupada. Mas é um país de sérias contradições porque, ao mesmo tempo, consegue bater recordes de áreas desmatadas e boa parte da população não tem acesso a alimentos”, comentou o presidente do Crea-PI, convocando os profissionais a mudar essa realidade. “Compete a nós buscarmos solução para termos um país sustentável”, acentuou.

Ulisses Filho

Já o chanceler do Mérito, eng. eletric. Daniel Sobrinho, incentivou os Regionais a enviarem os currículos dos profissionais para a concessão da Medalha do Mérito, da inscrição no Livro do Mérito e da Menção Honrosa do Mérito. “No dia 15 de março faremos um workshop com os membros das comissões do Mérito dos Regionais para uniformização de procedimentos, no que se refere ao processo de indicações para as homenagens”, anunciou o chanceler. 

Daniel Sobrinho

Na avaliação do presidente da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, a próxima edição da Soea será de muito sucesso. “As pessoas renascem com vontade de esquecer o pior e de oferecer o melhor”, disse, referindo-se ao retorno das atividades presenciais após longo período de isolamento decorrente da pandemia de covid-19. “Contem com o apoio irrestrito da Mútua na realização da Soea”, garantiu o eng. agr. Francisco Almeida.

Francisco Almeida

Em sua fala, a coordenadora Nacional das Comissões de Ética, eng. civ. Carmem Eleonôra Amorim Soares, destacou o entusiasmo dos coordenadores em participar da Semana. “Temas relevantes serão discutidos, como sustentabilidade, questões de bem-estar social, pois engenheiros e cientistas são pessoas que nasceram para defender o mundo. As coordenadorias de Câmaras e as Comissões de Ética terão papel fundamental na programação e nos textos de referências da Soea e do CNP”, disse Eleonôra, que antes de encerrar lembrou: “Lugar da mulher é na Engenharia, na Agronomia e nas Geociências”.

Carmem Eleonôra

A conselheira federal eng. mec. Michele Ramos relembrou o sucesso da Soea Connect, realizada ano passado. Entretanto, ressaltou a oportunidade de se discutir – presencialmente – as pautas, principalmente as femininas.

Conselheira federal Michele Costa

Representando as 23 entidades nacionais do colegiado do Sistema Confea/Crea, o coordenador, eng. civ. Vanderli Fava, apostou que a Semana Oficial “será um momento de congraçamento e muitas discussões”.

Vanderli Fava



Assista à integra da solenidade:



Mais informações
No site https://www.soea.org.br/, você acompanha os preparativos da 77ª Soea agendada para o período de 4 a 6 de outubro, em Goiânia (GO), onde também serão promovidos o Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) e a Láurea ao Mérito.

Veja mais fotos no Facebook do Confea


A edição deste ano será seguida do 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP). A agenda trienal do Sistema acontecerá entre os dias 6 e 8 e irá pautar o tema “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências” e os seguintes eixos temáticos “inovação tecnológica, infraestrutura e atuação profissional”. 


Leia mais: 
Abertura do 11º EL reúne parlamentares e lideranças do Sistema Confea/Crea
Conheça as lideranças dos fóruns consultivos do Sistema de 2022
Café e Política atrai parlamentares de diversas matizes
Coordenadores de câmaras especializadas participam de treinamento inédito

Painel do Programa Mulher discute participação no Sistema e na sociedade

Fernanda Pimentel e Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Reisy Ruzzi e André Almeida/Confea