Roraima é representado no Confea pelo mais jovem conselheiro federal  

Brasília, 22 de novembro de 2021.

Representante do estado mais ao norte do Brasil, o jovem engenheiro mecânico Lucas Carneiro chega ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia com entusiasmo para pautar as demandas dos roraimenses no plenário. “Estamos muito animados com as mudanças que pretendemos realizar para atender melhor os nossos profissionais”, afirma o conselheiro titular que tomou posse no dia 17 de novembro e irá exercer o mandato de janeiro de 2022 a dezembro de 2024 ao lado do também eng. mec. Marcelo Chaves.

Entre as prioridades do plano de trabalho, está a atualização de leis, a fim de gerar mais tecnologia e renda para o país e os profissionais. “Ajudar na captação de recursos junto ao Confea para a realização de cursos, seminários e palestras que busquem o aprimoramento profissional por meio do Crea-RR e defender o piso salarial” são algumas das propostas apresentadas pela chapa durante a campanha eleitoral

Outra meta, segundo Lucas Carneiro, é trabalhar em prol da juventude. “Vou abraçar programas já existentes, como o Crea Júnior e outros planejamentos que corroborem o profissional desde o início da sua graduação para saberem como funciona o nosso Sistema”, garante o conselheiro federal que, aos 27 anos, já ocupou as vagas de suplente na Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, Mecânica e Metalúrgica, entre 2019 e 2020, e das comissões permanentes de Ética Profissional e de Legislação e Normas, todas do Crea-RR. Desde 2018, é filiado ao Sindicato dos Engenheiros do Estado de Roraima e à Associação Roraimense de Engenheiros e Arquitetos.

Formado pela Universidade de Fortaleza em 2017 e concluinte da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Unyleya, o engenheiro mecânico trabalha na área de projetos e serviços de climatização e refrigeração. 

Confira a seguir entrevista concedida ao site do Confea, após a solenidade de posse na Sessão Plenária nº 1584.

Site do Confea: Você faz parte de um grupo que inaugura uma nova fase do processo eleitoral. Como foi participar das primeiras eleições via internet do Sistema Confea/Crea? Qual sua avaliação do processo?
Lucas Carneiro:
Uma grande satisfação poder participar deste processo eleitoral, uma modernização que já deveria ter sido feita no Conselho que abrange a tecnologia, como o nosso. O importante foi o processo de votação ter passado por auditoria, validando todo o processo eleitoral e também a lisura.
  
Site do Confea:  Como foi o processo da campanha? Como você se comunicava com seus eleitores?
LC:
Foi um pouco diferente do tradicional, demos mais ênfase na parte de mídia, rede social e visitas a órgãos públicos.

Site do Confea:  Quais são as suas expectativas e metas?
LC:
De poder externar os meus anseios relativos a mudanças em algumas legislações que, consequentemente, gerarão mais tecnologia e renda para nosso país e profissionais. E também a defesa da sociedade, que é o nosso papel constitucional.

Posse do conselheiro eng. mec. Lucas Carneiro foi acompanhada pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger (esq.), pelo coordenador adjunto da Comissão Eleitoral Federal, eng. eletric. José Miguel de Lima (dir.), e pelo conselheiro eng. mec. Carlos Laet

Site do Confea:  Quais são as suas principais propostas?
LC:
Incentivar e dar apoio ao plano de saúde para nossos profissionais por meio da nossa Mútua. Aproximar mais os regionais do Conselho Federal e também poder contribuir para o planejamento estratégico eficiente do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Site do Confea:  Como você está vendo a atual gestão do Crea-RR?
LC:
O presidente Neovânio vem atuando de uma forma inigualável, atuando na melhoria dos processos e conseguindo firmar diversas parcerias com órgãos da administração pública que já vêm gerando benefícios. Além disso, conseguimos observar o comprometimento e o brilho nos olhos dele quando o assunto é o nosso Sistema Confea/Crea e Mútua.

Site do Confea:  O que te levou a compor uma chapa com o seu suplente? 
LC:
A vontade de podermos ainda mais contribuir com a sociedade, com o Sistema e os profissionais. A nossa chapa é uma união de forças que abrange desde a parte jovem, empresarial e institucional, podendo, assim, contribuir em diversas áreas.

 


Leia mais:

Confea conclui com sucesso primeiro processo eleitoral virtual do Sistema

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea