Joel Krüger participa de reunião da FMOI

Brasília, 26 de março de 2021

Representantes de 44 países participaram, na manhã desta sexta-feira (26/3), da Assembleia Geral Extraordinária da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI/WFEO), que, entre outros assuntos, definiu os novos presidentes para os Comitês de Educação em Engenharia e de Capacitação em Engenharia. Os eleitos foram, respectivamente, Charlie Than, do Conselho de Engenharia de Mianmar, e Martin Manuhwa, do Conselho de Engenharia do Zimbábue.

Realizada de maneira virtual, a Assembleia contou com participação de delegação do Confea, formada pelo presidente do Conselho, eng. civ. Joel Krüger, pelos conselheiros federais eng. agr. Andréa Brondani da Rocha, eng. mec. Ernando Alves de Carvalho Filho, eng. eletric. Genilson Pavão Almeida e eng. civ. João Carlos Pimenta, pelo presidente do Crea-TO, eng. civ. Daniel Iglesias, e pela vice-presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas, eng. agric. Gizele Gadotti.

Após apresentar o planejamento estratégico do Comitê de Relacionamento entre FMOI e Organização das Nações Unidas, o presidente do Comitê, Kancheepuram Gunalan (da Sociedade Americana de Engenheiros Civis) foi eleito para representar a WFEO na ONU. Durante a reunião, foram apresentadas, ainda, as ações digitais realizadas no Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável. Celebrada em 4 de março, a data foi estipulada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, vota durante Assembleia Geral da FMOI

 
Entre as ações realizadas em 4 de março de 2021, foi lançado o segundo relatório da Unesco para a Engenharia, “Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável”. “A FMOI colaborou massivamente para a produção deste relatório”, afirmou o presidente da Federação, Gong Ke, que, como último item da pauta da reunião, apresentou os destaques do documento. Elaborado já sob as influências de um mundo assolado em pandemia, o segundo relatório foi publicado onze anos após o lançamento do primeiro. “A FMOI foi mencionada 160 vezes neste relatório, que considero ser um marco histórico para a engenharia mundial”, completou Ke.

O próximo encontro do grupo, a ser realizado também de maneira virtual, está previsto para ocorrer em maio, quando os representantes definirão o formato do World Engineering Summit (WES) 2021. A ser realizado de 24 a 29 de outubro, o evento está previsto para ocorrer em San José, na Costa Rica. Em maio, no entanto, os membros da FMOI definirão se, por conta da pandemia de covid-19, tornarão o Summit remoto. 

Paralelamente ao WES2021, ocorrerá outra Assembleia Geral da Fmoi, quando serão eleitos integrantes para os diversos fóruns da Federação. Na ocasião, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, concorrerá à vaga de representante do Brasil no Conselho Executivo da organização. A candidatura foi aprovada pelo Plenário do Conselho Federal nesta quarta-feira.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea