Lideranças e autoridades participam do Cbenc 

Brasília, 23 de novembro de 2022.

De 21 a 23 de novembro, foi realizado em Brasília o 27º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (Cbenc), organizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc). Ao abrir o evento, o Presidente da Abenc, eng. civ. Francisco Ladaga, convocou todos os engenheiros civis a trabalharem unidos para fortalecer a profissão. “É preciso que os engenheiros civis sejam mais respeitados em suas atribuições e também reduzir situações de conflito e atritos com especialidades”.  Ladaga afirmou que a Engenharia Civil é uma das maiores profissões do mundo, sendo responsável pelo desenvolvimento do país. Em seguida, o vice-presidente do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta, elogiou a programação do congresso, destacando a importância dos temas para o aperfeiçoamento dos acadêmicos.

Senador Izalci Lucas (PSDB-DF)

Ao senador Izalci Lucas (PSDB-DF) coube a palestra da abertura e, na ocasião, convocou os engenheiros a participar mais da elaboração de políticas públicas e do marco regulatório. “É imprescindível ouvirmos os profissionais de Engenharia, conhecer suas percepções, análises e avaliações técnicas”, citou. Lucas também comentou sobre a qualidade da formação dos profissionais: “Deve haver uma sinergia entre a grade curricular e a atuação prática. O mercado de trabalho exige profissionais qualificados”, pontuou, destacando, ainda que “discutir problemas é importante, mas buscar soluções é fundamental”. Por fim, o senador criticou as licitações de obras pelo menor preço e acentuou que a qualidade é que deve ser prioridade.
Em seu discurso, o ministro de Infraestrutura, Bruno Eustáquio Ferreira Costa de Carvalho, fez um balanço dos investimentos em construção no Brasil e disse que o trabalho do engenheiro civil está em todas as áreas: da energia à rodovia, passando por ferrovias, aeroportos, saneamento e meio ambiente. “A Engenharia é a força motriz do desenvolvimento do país que potencializa a economia”, observou. 

O coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea, eng. agr. Raimundo Ulisses de Oliveira Filho (Crea-PI), destacou a importância do evento para aprimorar e contribuir para o desenvolvimento da Engenharia Civil brasileira. Por sua vez, o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. civ. Vanderli Fava de Oliveira, acrescentou que o Cbenc traz propostas inovadoras relevantes para a sociedade e economia nacional.

Compuseram a mesa de abertura: o presidente da Abenc, eng. civ. Francisco Ladaga; o coordenador de cursos de Engenharia da Unip, eng. eletric. Luiz Soares Correia; o vice-presidente do Confea, eng. civ. Civil João Carlos Pimenta; a presidente do Crea-DF, eng. civ. Fatima Có; o ministro da Infraestrutura, Bruno Eustáquio Ferreira Costa de Carvalho; o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. civ. Vanderli Fava de Oliveira; o diretor de Benefícios da Mútua, eng. civ. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva; o secretário-adjunto de Obras e Infraestrutura do DF, Luciano Carvalho de Oliveira; o coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil do Crea-RS, eng. civ. João Luís Collares; e o coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, eng. agr. Raimundo Ulisses de Oliveira Filho.

Programação

Nos três dias de evento, os participantes ainda tiveram a oportunidade de participar dos minicursos com diversos temas, como “As boas práticas de paredes de concreto e a nova edição da norma do sistema de paredes de concreto”; “Gerenciamento de resíduos de construção civil”; “Simulação computacional de incêndio e evacuação”; “Análise de viabilidade, projeto e instalação de sistemas fotovoltaicos”; e “Projeto de requalificação estrutural”. 

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal eng. civ. Rodrigo Freitas

Um dos destaques da programação foi a investigação de incêndio da Boate Kiss apresentada pelo tenente coronel do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal eng. civ. Rodrigo Freitas. Por meio de vários slides e vídeos, o profissional, especialista em prevenção contra incêndios, trouxe uma abordagem diferente em relação à investigação do incêndio na boate, visando fomentar a atuação do Engenheiro Civil que trabalha com segurança de incêndio. A apresentação mostrou também cenários da origem e propagação do fogo, cenários sobre o tempo da evacuação e leituras de temperatura.


Equipe de Comunicação do Confea, com informações da Abenc e Crea-RS