Live promovida pela Aprogeo comemora antecipadamente Dia do Geógrafo

Salvador, 26 de maio de 2020.

Para comemorar o Dia do Geógrafo, lembrado em 29 de maio, a Associação Profissional dos Geógrafos da Bahia (Aprogeo) promove nesta quarta-feira (27), às 18 horas, a live Portal Geocovid-19, que será conduzida pela doutora em Geografia, Jocimara Souza Brito Lobão, coordenadora do programa de modelagem em ciências da terra e do ambiente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O evento conta com o apoio institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia e será transmitido pelos canal da Aprogeo no Instagram, @aprogeoba.

cartaz divulga live sobre o portal geocovid-19

Na live comemorativa, a professora fará uma abordagem sobre o papel do geógrafo em meio a pandemia do novo coronavírus e a participação dos profissionais no desenvolvimento do Portal Geocovid-19 (portalcovid19.uefs.br), uma ferramenta com informações atualizadas sobre casos da doença, mortes, isolamento, projeções e outros dados estatísticos, fundamentais para as estratégias dos municípios.

“Vamos falar sobre as vantagens, as projeções que encontramos, sobre a ajuda do portal na tomada de decisões dos gestores públicos, bem como, sobre o trabalho voluntário protagonizado pelas universidades”, antecipa, destacando ainda que serão abordados ainda os próximos passos do Portal Geocovid-19.

Jocimara Souza Britto Lobão - Geógrafa, com mestrado e doutorado também em geografia. É professora titular da UEFS, onde implantou e coordenou o Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial, e atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Cartografia, Análise Socioambiental, Comunidades Tradicionais, Cartografia Participativa e Ordenamento Territorial. 

 

Assessoria de Comunicação do Crea-BA