Marcos Túlio defende resgate da cultura técnica nacional

Cuiabá, 23 de agosto de 2010.

"Presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, abre Semana"
Na abertura da 67ª Soeaa, o presidente do Confea, engenheiro civil Marcos Túlio de Melo, cobrou o resgate da cultura técnica brasileira para o país acelerar o crescimento na próxima década.

“Temos a oportunidade de decidir como será o futuro das nossas profissões porque estaremos nos próximos 10 anos entre as maiores economias do mundo”, disse no seu discurso. Segundo o presidente, os grandes desafios já começaram a ser enfrentados com a realização da próxima Copa do Mundo de futebol “que aumentará a oferta de empregos com demandas para os profissionais do Sistema Confea/Crea , com os investimentos do Programa de Aceleração do crescimento (PAC) e com a retomada dos investimentos públicos e privados a serem aplicados em setores com déficit, como é o caso da Habitação”.

Túlio de Melo alerta que é necessário resgatar os métodos de controle e planejamento de gestão, além de remontar as estruturas do planejamento do Estado. “Também é preciso investir na valorização do conhecimento científico e tecnológico, com a formação de profissionais em quantidade e qualidade para atender a demanda de uma nação que é a quinta economia do mundo”, ressaltou.

Segundo ele, não apenas o planejamento de gestão no âmbito das esferas municipal, estadual e federal deve ser prioritário. “É preciso um projeto de nação”, insiste. Os gargalos que ainda travam o crescimento da economia brasileira, na visão do presidente do Confea, “são a falta de fiscalização técnica e de projetos completos”.

Para Túlio de Melo, qualquer governo que tenha visão de futuro sabe que a área tecnológica é primordial em quase todos os setores.

Em relação a mais uma edição das Semanas da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, o presidente do Confea acredita que “a comunidade da área tecnológica sai mais fortalecida para enfrentar esses desafios”.

Eanes Melo
Assessoria de Comunicação do Crea-AL