Modernização da fiscalização compõe o plano plurianual da CCEEST

14 de novembro de 2025

Checklists digitais, priorização das auditorias, modernização das inspeções, plataforma online de acompanhamento: uma fiscalização mais integrada e inovadora é o foco do plano plurianual apresentado pela Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST) em sua última reunião de 2025, realizada de 3 a 5 de novembro. Outro tema objeto de proposição (Proposta 11) neste ano foi o sombreamento de atribuições do engenheiro de segurança de trabalho com o supervisor de proteção radiológica.

Hilario Dantas Júnior, coordenador da CCEEST

Para o coordenador do grupo que reúne os coordenadores das câmaras de segurança do trabalho de cada Crea, Hilario Dantas Júnior, a melhor parte do trabalho é o coleguismo. “Esses coordenadores regionais são lideranças estaduais, são líderes da segurança do trabalho em seus estados. Representam o Crea, as entidades e as instituições de ensino, e, consequentemente, os profissionais de segurança do trabalho. Então, são líderes. E a competência desse grupo é indiscutível. A dedicação deles foi fora do comum”, celebrou, antes de ponderar: “colocar vários líderes para discutir nem sempre é fácil - ouvir, aceitar. Mas no caso deste ano, conseguimos fazer isso, foi tudo muito tranquilo”.

ART múltipla em engenharia de segurança do trabalho, formação na área, regulamentação dos tecnólogos, sistema de gestão de risco com IaaS* incorporado, cooperação técnica com startups também foram temas mencionados quando o coordenador fez um balanço sobre os trabalhos de 2025. “Se eu pudesse, eu renovava meu mandato. É muito bom trabalhar com pessoas proativas e com recursos como os que o Confea oferece”.


*IaaS: "Infraestrutura como Serviço" (Infrastructure as a Service) é um modelo de computação em nuvem que disponibiliza recursos de TI como servidores, armazenamento e rede sob demanda pela internet.


Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea