Crea-BA fiscaliza estruturas do Carnaval 2008

Salvador, 15 de janeiro de 2008

Prossegue até 5 de fevereiro a fiscalização que o  Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea-BA) realiza nos equipamentos do Carnaval de Salvador. As ações abrangem vistorias na montagem de estruturas metálicas para camarotes, arquibancadas, equipamentos de som, dispositivos elétricos, refrigeração e decoração. Outros itens são a instalação e manutenção de sanitários químicos.

Além de exigir responsáveis técnicos (engenheiros, arquitetos e técnicos habilitados) na execução dos serviços por meio do registro da  Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) o Crea também alerta para o cumprimento das normas de acessibilidade nos locais vistoriados. A vistoria dos trios terá início em 21 de janeiro.

A fiscalização é realizada durante a montagem das estruturas básicas e após a instalação de equipamentos suplementares e complementares. Técnicos do Conselho chamam atenção para o uso de equipamentos de proteção coletiva, como extintores de incêndio, guarda-corpo e sinalização. "Nosso intuito é monitorar esses equipamentos e serviços, em todas as etapas", explicou o engenheiro Jonas Dantas, presidente do Crea-BA. 

As inspeções ocorrem em todos os circuitos Centro (Campo Grande à Praça Castro Alves), Centro Histórico (Praça Municipal/Pelourinho), Orla (Barra/Ondina) e bairros (Liberdade, Cajazeiras, Itapuã, Periperi e Piatã).

Fatores de risco
Nos veículos podem ocorrer falhas mecânicas,  inexistência de aterramento,  ausência de grade de proteção para partes móveis (pneus e engrenagens), falta de escadas de emergências etc. Itens que podem gerar colisão, queimaduras em foliões, choque elétrico, incêndios, pânico, atropelamento, dentre outros.

Nas estruturas metálicas (palcos, camarotes, arquibancadas e praticáveis) e outros equipamentos (iluminação e material de decoração) podem acarretar em problemas como instabilidade estrutural, erros de montagens, sub-dimensionamento de itens de segurança, curto circuito nas instalações elétricas capazes de gerar acidentes como desabamentos e incêndios.

Na decoração (iluminação, pórticos) pode haver falha na fixação, montagem, além de danos na rede elétrica, tendo como conseqüência, queda, choque elétrico, interrupção de fornecimento de energia ou queimadura.

Durante o Carnaval o Crea distribuirá folder com dicas de segurança ao folião.

Cíntia Ribeiro
Assessora de Comunicação do Crea-BA