Crea-RN defende revisão dos salários para engenheiros em concurso público

Natal, 17 de janeiro de 2008

Diante do baixo salário estipulado pelo Rio Grande do Norte no Concurso Público da Secretaria de Saúde, para os cargos de engenheiro, o presidente do Crea-RN, Adalberto Pessoa de Carvalho, enviou correspondência a governadora Wilma de Faria, solicitando a revisão no valor estipulado. Adalberto argumenta que o salário oferecido no valor de R$ 1.050,00 está abaixo do piso dos profissionais.

No documento, Adalberto ilustra que o valor oferecido no concurso é menor do que o pago ao mestre-de-obras, que está fixado em R$ 1.080,00, conforme o acordo coletivo firmado entre os trabalhadores e o Sinduscom - entidade que representa a indústria da construção civil. O presidente entende que está havendo uma distorção e merece ser corrigida.

O presidente do Crea-RN lembra que a Constituição Federal, exige o concurso público para preenchimento de cargos no serviço público, se baseia em dois pontos: o primeiro é a democratização da disputa; e o segundo, escolher os melhores profissionais. "Nesse caso não se pode ter o melhor profissional com um salário muito abaixo do que é praticado no mercado pela iniciativa privada, até mesmo que o piso da categoria", justifica.

O piso salarial dos engenheiros civis em vigor, fixa um patamar de seis salários mínimos, para uma jornada de 30 horas, e de oito salários para 40 horas semanais. O Crea-RN espera que seja feito o reparo, atendendo os direitos da classe.

Assessoria de Comunicação do Crea-RN