Projeto Memória lança livro sobre 75 anos do Confea

Brasília, 9 de abril de 2008

O Projeto Memória do Sistema Confea/Crea lançará este ano um livro com a história do Conselho e de seus profissionais. Conforme a historiadora e socióloga Lígia Maria Leite Pereira, autora do texto, o livro aborda também o papel que os engenheiros, arquitetos e agrônomos tiveram no desenvolvimento do país. "O interessante é perceber nesse longo período histórico, como o Confea cresceu, se modernizou e se adaptou às mudanças sociais e econômicas", disse Lígia. Ela citou como exemplo as mudanças ocorridas no país entre os anos 1970 e 1980.

"O processo de democratização do país refletiu-se nitidamente no Confea, que também defendeu as eleições diretas e incorporou novas lideranças", ressaltou Lígia. Ela mencionou ainda o primeiro processo constituinte, em 1990, que contou com ampla participação dos profissionais e a preocupação, no século XXI, com a internacionalização do Sistema, que se reflete na realização da WEC 2008 (Congresso Mundial de Engenheiros), em Brasília, de 2 a 6 de dezembro. "A realização da WEC no Brasil é resultado da atuação do Confea nas duas primeiras edições do evento, na Alemanha, em 2000, e na China, em 2004", afirmou a historiadora.

O livro foi redigido a partir de ampla consulta a livros e outros documentos escritos, como atas e revistas produzidas ao longo da história do Confea, além de entrevistas com cerca de 30 pessoas que vivenciaram a história do Conselho, desde sua criação, pelo Decreto nº 23.569, de 1933. O livro está em fase de revisão e deverá ser lançado até dezembro de 2008, mês em que o Confea comemora 75 anos.

Mariana Zanatta
Equipe de Comunicação do Confea