Vitória, 14 de agosto de 2009.

A apresentação enfocou, principalmente, a luta pela inclusão urbanística das classes de baixa renda nas cidades brasileiras. O palestrante fez uma abordagem otimista, acreditando que os projetos de moradias populares são alternativas para solucionar os problemas de habitação do Brasil.
Segundo Demetre, a urbanização de baixa renda em loteamentos periféricos com ‘casinhas’ modelo ou autoconstrução são ideias perversas de habitação. Durante a explanação, o arquiteto exibiu imagens que demonstram a tipologia média das casas brasileiras, as típicas moradias urbanas e os conjuntos habitacionais feitos pelo poder público na atualidade, que foram alvo de questionamentos e reflexões.
Para finalizar a apresentação, o palestrante falou sobre a importância dos programas de assistência técnica popular para auxiliar as populações de baixa renda na construção de moradias e na fiscalização de construções em áreas de risco.
Além do palestrante, compuseram a mesa o gerente regional de Negócios Antônio Carlos Nicchio, representando o superintendente da Caixa Econômica Federal; o diretor do Sinduscon Constantino Dadalto, representando o presidente da entidade e Douglas Cerqueira Gonçalves, professor da Faculdade de Arquitetura da Aracruz (Faacz) e diretor do Crea-ES.
Leia mais:
- Política Nacional de Saneamento é tema da primeira palestra do Seminário Pensar o Brasil
- Autoridades falam das expectativas para o Seminário Pensar o Brasil no Espírito Santo
- Política Nacional de Mobilidade Urbana pautou o Pensar o Brasil da região Sudeste
- Conferencista explica a história do desenvolvimento urbano brasileiro e sua relação com a violência
Texto: Carolina Avarenga
Fotos: Isadora Nicolao
Assessoria de Comunicação do Crea-ES
