Brasília, 14 de janeiro de 2010
Todas as esferas públicas, federal, estaduais e municipais, que receberão jogos da Copa assinaram, na noite desta quarta-feira (13/1), a Matriz de Responsabilidades da Copa 2014, termo de compromisso para o planejamento do evento. A convite do ministro do Esporte, Orlando Silva, o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, participou da solenidade.
De acordo com o documento assinado, R$ 8 bilhões dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) serão investidos em transporte. Além disso, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, afirmou que, no total, o montante para investimentos em mobilidade urbana, estádios e sistema hoteleiro será de R$ 19,5 bi.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, destacou alguns setores que têm prioridade no rol de investimentos para a Copa, como aeroportos, portos, turismo e mobilidade urbana. “Há muitos gargalos nos centros urbanos que precisam ser solucionados. A Copa é um estímulo para acelerar esse processo”, afirmou. Na opinião do ministro, “a melhoria nos aeroportos e nos portos beneficiará os usuários para além da Copa”. No que tange turismo, Orlando Silva defende que, embora o setor turístico tenha caráter privado, o Estado deve fomentar os investimentos na área.
O caráter coletivo do documento assinado foi ressaltado por diversas lideranças presentes, como Dilma Roussef, segundo quem “o termo de compromisso para a realização da Copa é um avanço entre os diferentes entes federados e revela maturidade, uma parceria de verdade”. O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, também compartilha da opinião. “Temos preocupação política grande. O prefeito da minha capital é oposição. Mas decidimos não colocar política na frente da Copa. Todos os setores políticos pensam nessa direção, para mostrarmos que somos capazes de realizar a Copa”.
Assinaram o documento o governo federal, clubes cujos estádios estão relacionados para realizar a Copa de 2014, Ministério do Esporte, Supremo Tribunal de Justiça e prefeitos e governadores de todas as cidades e estados que receberão os jogos. “O documento que assinamos hoje terá a cara de todos nós. É mais do que um compromisso. Estamos firmando a sociedade brasileira”, afirmou o presidente Lula, durante a solenidade.
Na opinião do presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, a Matriz de Responsabilidades é um documento essencial para a execução da Copa de 2014. “Não é suficiente para garantir o sucesso do evento, mas é um passo fundamental para o processo da execução”, disse. Ele acredita que seja um grande desafio consolidar as responsabilidades de prefeituras, estados, União, clubes, Confederação Brasileira do Futebol, além do setor privado, em um documento.
Túlio de Melo alertou, ainda, para o fato de que muitos cargos serão deixados em meados deste primeiro semestre por causa das campanhas eleitorais deste ano e, por isso, a definição de responsabilidades institucionais é o ponto mais importante da Matriz. “Além disso, os novos gestores eleitos em 2010 devem começar 2011 já com recursos assegurados e projetos técnicos viabilizados para poderem executá-los sem retardamento, tanto no que tange arenas esportivas como na infraestrutura das cidades”, concluiu.
Beatriz Leal
Assessoria de Comunicação do Confea
