"Região da Comissão Organizadora Nacional"“Temos que olhar para o futuro, para 2022, sem perder de vista toda a história de luta da nossa categoria profissional”, afirmou o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, ao abrir a terceira reunião da Comissão Organizadora Nacional do 7°Congresso Nacional de Profissionais. O encontro da aconteceu nesta terça-feira (26), no plenário do Confea, em Brasília. O objetivo foi nivelar as informações sobre os planejamentos dos Creas para a realização dos debates regionais. A próxima reunião acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro no mesmo período em que serão realizados o Encontro de Lideranças e as reuniões do Colégio de Presidentes, do Colégio de Entidades Nacionais e das Coordenadorias de Câmaras Especializadas.
Em 2010, a expectativa do 7° CNP é mobilizar 50 mil profissionais em cerca de 500 eventos microrregionais. “É um processo desafiador em nível federal e estadual. Se cada inspetoria realizar um evento, nós vamos atingir essa meta”, ressaltou Marcos Túlio.
Com o tema central: “Construindo uma Agenda Estratégica para o Sistema Profissional: desafios, oportunidades e visão de futuro”, o 7º CNP será realizado da seguinte forma: na ponta desse processo, os 27 Creas realizarão eventos microrregionais nas inspetorias ou nas entidades de classe dos municípios. As propostas serão sistematizadas para serem aprovadas no Congresso Estadual cada estado realizará o seu CEP. Mais uma vez cada proposição deverá ser discutida e aprovada até chegar a primeira etapa do Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizada paralela à 67ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (Soeaa), em agosto, em Cuiabá (MT). Em novembro, acontecerá a segunda etapa do 7°CNP em Brasília.
Na formulação de uma proposta, o participante deverá levar em consideração um dos cinco eixos temáticos - referenciais para a Formulação Estratégica do Sistema Confea/Crea e Mútua: Formação Profissional, Exercício Profissional, Organização do Sistema, Integração Profissional ou Inserção Internacional.
Realizado a cada três anos, o CNP é um fórum onde os profissionais têm a oportunidade debater políticas estratégicas e propor ideias. Cada decisão do CNP deve resultar num processo interno para ser colocado em prática pelo Sistema. No site do Confea o profissional pode acompanhar quais foram as conseqüências geradas após 6°CNP, realizado em 2007, no Rio de Janeiro.
Fique por dentro da organização de alguns regionais:
Bahia "Somos um Crea sistemático". Assim o engenheiro Enéas Almeida, coordenador do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) na Bahia, definiu o Regional ao apresentar o projeto do Congresso para o Estado. “A organização do nosso CEP iniciou em 2009, quando incluímos o custo do evento no orçamento do Confea para 2010, aprovado no final do ano passado. Ganhamos tempo”, salientou ao lembrar que no último Congresso Nacional de Profissionais (CNP), realizado em 2007, a Bahia foi o Estado que mobilizou numericamente o maior contingente de profissionais. A meta para a 7ª edição é atingir em torno de 43 mil profissionais na divulgação e atrair um número expressivo de participantes. Para isso o Crea está mobilizando 32 entidades e 12 instituições de ensino. “Dividimos os encontros microrregionais em seis regiões para atingirmos somente nessa etapa 23 cidades”, adiantou Almeida. Na Bahia a última etapa do CEP será realizada em Salvador entre 19 e 21 de maio. “Não podemos mobilizar com uma visão introspectiva, para dentro do Sistema. Temos que ampliar as temáticas a serem discutidas. Precisamos olhar para fora”, sugeriu.
São Paulo Os números de São Paulo impressionam na era econômica e tecnológica: são em torno de 450 mil profissionais registrados no Crea, 140 inspetorias e 13 regionais. E para atingir um universo tão amplo o Conselho vai realizar 180 encontros no Estado. “Da meta nacional de mobilizar 50 mil profissionais, pretendemos e nos programamos para alcançar 20 mil”, adiantou o engenheiro civil José Luiz Pardal, coordenador do CEP no Estado. Para ele, as discussões envolvendo legislação, conhecimento e inovação tecnológica deverão ser as mais atrativas. “Muitas das nossas legislações estão ultrapassadas, por isso acredito que existirão muitas propostas nessa área”. O universo do conhecimento, como as pesquisas e inovação tecnológica também poderá despertar a apresentação de propostas. “Temos áreas de pesquisa de ponta nas universidades, mas esses conhecimentos não são repassados para os profissionais que estão lá na ponta; atuando. A expectativa é de que esse conhecimento seja mais bem disseminado, por isso acredito no aprofundamento do debate em torno dessa questão”, finalizou.
Mato Grosso O Crea Mato Grosso, que além do Congresso Estadual e dos encontros microrregionais também recebe uma das etapas do 7º CNP, a ser realizada em Cuiabá no mês de agosto, juntamente com a 67ª Soeaa, tem como meta mobilizar cerca de 10% dos profissionais registrados no Estado. Para isso promoverá 30 eventos: sendo 26 divididos nas inspetorias e nos escritórios de representação; 4 microrregionais e a finalização na capital mato-grossense. Para o engenheiro civil Juares Silveira Samaniego, coordenador do CEP no Estado, a Resolução nº 1.010/2005 e sua aplicabilidade vai despertar a atenção dos profissionais nas discussões. “Outro ponto que pode motivar os debates é a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Os profissionais não têm, pelo menos em Mato Grosso, conhecimento da proposta de criação desse novo conselho. Acredito que nem 5% têm ciência do assunto”, opina. O ensino, de acordo com o coordenador, também poderá despertar muitas discussões e gerar apresentação de proposições. “Penso que o Sistema Confea/Crea e Mútua deveria ter uma participação de maior proximidade com o MEC, em virtude do excesso de graduações e de pós-graduações que geram atribuições”, apontou.
Santa Catarina Em sua 10ª edição do CEP, o Crea-SC tem à frente da coordenação do congresso o engenheiro civil e de segurança do trabalho Carlos Alberto Xavier. Ele explica que está tudo pronto para a realização dos 8 eventos microregionais, que acontecerão de 16 de março a 29 de abril. O CEP acontecerá nos dias 21 e 22 de maio (1ª etapa) e 22 de outubro (2ª etapa). A expectativa é reunir cerca de 1.500 profissionais. “Queremos fomentar a discussão para que o Sistema utilize os serviços das cooperativas de crédito, por isso vamos convidar essas instituições para os debates, além da Caixa Regional de Assistência aos Profissionais (Mútua)”, afirmou Carlos Alberto. “Não tínhamos pensado em convidar as instituições de ensino para o congresso, mas achei excelente a ideia”, completou após o assunto ter surgido durante a reunião da Comissão Organizadora Nacional.
Pará “O Sistema precisa se comunicar para fora e se aproximar mais dos profissionais e da sociedade”, define o coordenador do CEP no estado do Pará, engenheiro civil e de segurança do trabalho Harold Stoessel Sadala. O Crea-PA está pronto para a realização dos eventos. Serão 5 encontros microregionais no período de março a abril. O Congresso Estadual de Profissionais (CEP) acontecerá de 18 a 20 de maio. A meta dos organizadores é atingir 500 profissionais.
Assessoria de Comunicação do Confea Ondine Bezerra Melissa Ornelas