Ética profissional é tema de seminário

Brasília, 16 de agosto de 2011.

Aberto a participação de todos e especialmente dirigido aos profissionais da área tecnológica com registro no Sistema Confea/Crea, será realizado no próximo dia 22, 2ª feira, o seminário “Cidadania, Ética e Sustentabilidade”, na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal, em Brasília. (SGAS - Q. 901 / Lote 72 - Fone: (61)  3961-2800.

Na programação, dividida em quatro partes e que se desenvolve das 09h às 12h e das 14h às 17h30hs., uma visão geral sobre Ética: história, filosofia, documentos produzidos como a Declaração dos Direitos Humanos, a Carta da Terra e a própria constituição brasileira. Movimentos sociais que combatem a corrupção como o de Anticorrupção da Engenharia, Arquitetura e da Agronomia, o Código de Ética especialmente elaborado para os profissionais do Sistema e o Regulamento para a condução do processo ético disciplinas são os temas do seminário.

Para falar sobre eles, as presenças já confirmadas do professor Alípio Casali, representantes do Instituto Ethos, do Colégio de Presidentes do Conselho Federal e dos Creas, Colégio de Entidades Nacionais e das Comissões de Ética dos regionais.

O seminário – que em Brasília reúne integrantes dos Creas do AC, AM, DF, GO, MG, MS, RJ, RO, RR, TO, já foi realizado em Florianópolis (SC) e também será realizado em Recife - integra a Campanha de Ética 2011 que inclui vídeos, o Código de Ética comentado e cartazes. Em Brasília, os 21 conselheiros federais também estarão presentes.

“Nosso objetivo é despertar a consciência de que é preciso indignar-se contra os desvios de conduta que em geral se refletem em desvios de verbas seja no setor público como privado”, diz Edison Macedo, coordenador do Projeto de Ética, que integra o portfólio do Sistema Confea/Crea.

Capacitação - A realização de seminários para capacitar os conselheiros regionais e federais na análise e julgamento dos processos de ética foi aprovada pelo plenário do Conselho Federal em maio.

Os seminários compõem uma das etapas do projeto que capacitará todos os que direta e indiretamente tratam dos processos éticos que tramitam no Sistema.

Dos integrantes das Câmaras Especializadas dos Creas aos conselheiros federais, os chamados operadores, todos serão preparados para lidar com uma questão delicada que envolve julgamento de princípios éticos num momento em que os avanços tecnológicos provocam reflexão sobre o que é ético na ciência e nas atividades de base tecnológica em geral.

O Projeto Ética das Profissões com quatro linhas de ação – divulgação da ética profissional, mobilização das lideranças, capacitação dos operadores e a participação ativa em movimentos gerados pela sociedade civil organizada – tem nos seminários uma das ações mais decisivas para ser considerado um sucesso.

Divididos em módulos, os seminários tratarão de noção universal sobre ética, da ética sob os pontos de vista cidadão e profissional, do Código de Ética Profissional e da participação do Sistema Profissional em movimentos como o de Anticorrupção da Engenharia e o Jogos Limpos.

Maria Helena de Carvalho
Assessoria de Comunicação