Brasília, 28 de fevereiro de 2013.
Em reunião da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) com o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), professor José Fernandes de Lima, foi informado que o CNE e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) estão estudando a criação de um banco de dados para revalidação dos diplomas estrangeiros. A ideia surgiu para contrapor-se ao projeto de lei 399/11, do senador Roberto Requião (PMDB / PR), que propõe a revalidação e o reconhecimento automático de diplomas oriundos de cursos de instituições de ensino superior estrangeiras de reconhecida excelência acadêmica. 
Audiências
Durante a reunião, Baracuhy manifestou a vontade de o Confea participar das reuniões mensais do CNE. Decisão que foi acatada pelo presidente do Conselho Nacional de Educação.
Na oportunidade, Lima se dispôs a mediar uma audiência pública sobre engenharia. “Neste debate reuniríamos o Confea, as universidades, associações de classe, profissionais e sociedade civil para debater o cenário, a qualidade da engenharia em nosso país”.
Diretrizes curriculares
No encontro ainda foi discutida a questão das diretrizes curriculares do curso de geografia. José Fernandes de Lima sugeriu que o Confea encaminhe uma proposta de atualização/revisão dessas diretrizes para o CNE. Essa proposta será analisada pela equipe técnica do CNE que, oportunamente, poderá convocar os especialistas indicados pelo Confea para cooperar nessa atualização/revisão. Lima esclareceu que as diretrizes curriculares são gerais e que devem ser submetidas à consulta pública.
Participaram da audiência o coordenador da Ceap, eng. agr. José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy, a eng. seg. trab. Ana Constantina Sarmento, o presidente do Crea-SE, eng. civ. Jorge Silveira e o gerente de Relacionamentos Institucionais, eng. mil. Roldão Lima Júnior.
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
- Quem Somos
- O que fazemos
- Serviços
- Carta de Serviços
- Resoluções e Decisões Normativas
- Registro de Profissional
- Anotação de Responsabilidade Técnica - ART
- Registro de Obras Intelectuais
- Certidão de Acervo Técnico - CAT
- Registro de Atestado
- Registro de Entidade de Classe
- Registro de Instituição de Ensino
- Cadastro de Instituição de Ensino e seus Cursos
- Registro de Pessoa Jurídica
- Informe-se
- Fale Conosco
- Transparência e Prestação de Contas
