Brasília, 15 de maio de 2013.
Promovida pela Confederação Panamericana de Engenharia Mecânica, Elétrica e Ramos Afins (Copimera), a conferência sobre “Prevenção de Incêndios em Centros de Entretenimento”, apresentada pelo engenheiro mexicano Antonio Macías Herrera, será transmitida via internet e reunirá no próximo dia 15, a partir das 14 horas pelo horário da Cidade México (12h no Brasil), centenas de profissionais dos 16 países que formam a Copimera, entre eles o Brasil.
A entidade que prepara o XXIV Congresso Internacional Copimera, agendado para 29 a 31 de julho próximo, na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra, informa que por meio do endereço http://copimerainternacional.org/inicio os interessados encontram mais informações sobre esse e outros eventos já programados, assim como orientações de como participar da conferência do próximo dia 15. Em twitter@copimera@copimera também é possível acompanhar tudo o que acontece na área de engenharia na América Latina.
Anúncio – A palestra sobre prevenção de incêndios faz parte de uma série de palestras virtuais anunciada pelo atual presidente da Copimera, Julian Cardona C., em outubro de 2011. Cardona explica que a motivação da Confederação para realizar as palestras virtuais e gratuitas é que “a Engenharia do continente possa aproveitar a difusão de conhecimentos”.
História - Criada em 1990, a Confederação Panamericana de Engenharia Mecânica, Elétrica e Ramos Afins manteve o princípio dos congressos panamericanos que antecederam sua criação: assegurar a continuidade dos congressos a cada dois anos com atividades voltadas para a educação, desenvolvimento profissional e das áreas reunidas pela Copimera, a fim de que o debate e a proposição de ações de políticas públicas encaminhadas aos governos dos 16 países membros promovam melhoria da qualidade de vida de suas populações.
Cada país é representado por um comitê nacional integrado por organizações profissionais públicas e privadas relacionadas com as profissões reunidas pela Copimera. Caso não tenha um comitê, o país pode ser representado por conselhos e entidades de profissões regulamentadas, universidades ou institutos educacionais públicos ou privados. O Brasil é representado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Hoje, agregando também a engenharia industrial, a eletrônica, de telecomunicações, de energía, petróleo e gás, a Copimera é presidida por Julián Cardona C., e como ex-presidentes figuram os engenheiros Manuel Rosales González, México; Jairo Francisco Lascarro Leal, Puerto Rico; Ricardo Semberg, Argentina; Marco A. Chen Wong, Panamá; Jorge Gallo Navarro, Honduras e Pablo Realpozo del Castillo, México.
Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
