Assistentes técnicos discutem padronização de procedimentos do Sistema

Brasília, 17 de outubro de 2013.


"Presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu, abriu a segunda edição do Encontro Anual dos Assistentes Técnicos do Sistema, na manhã desta quinta-feira"

Teve início na manhã de hoje (17/10) o 2º Encontro Anual dos Assistentes Técnicos do Sistema Confea/Crea.  O evento, que é realizado pela Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), reúne até amanhã 50 profissionais dos Regionais, além dos assistentes do Federal, para discutirem a uniformização de análise de processos do Sistema.

Na abertura do encontro, o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu, enfatizou a importância de uniformizar procedimentos a fim de cumprir metas do Sistema. “Sabemos das diferenças entre as regiões, mas devemos trabalhar com unidade de ação especialmente no cumprimento da missão do Sistema em todo o território nacional, não permitindo que profissionais não habilitados realizem atividades de Engenharia e Agronomia”, afirmou.

"Mais de 50 profissionais dos Creas e do Confea participam do encontro até amanhã"

Ainda sobre padronização de procedimentos, José Tadeu apresentou a Resolução 1.048/13, que trata das áreas de atuação e atividades dos profissionais do Sistema. “A proposta dessa publicação, que está disponível no site do Confea, foi reunir toda a legislação do Sistema relacionada a atribuições. Temos que defender as prerrogativas dos profissionais, que estão previstas nas leis”, pontuou o presidente do Confea.

Aos profissionais dos Creas, o coordenador da Ceep, conselheiro federal e engenheiro eletricista Marcos Vinícius Santiago, adiantou que o encontro será uma oportunidade para compartilhar informações e expor experiências de análise de processos. “A partir daí, vamos colher subsídios para elaborar normativos mais objetivos e que permitam facilitar e uniformizar procedimentos realizados pelos assistentes técnicos. Assim vamos fortalecer o Sistema que é um só”, explicou o coordenador.

 

Atividades profissionais em pauta

"Para o coordenador da Ceep, conselheiro federal Marcos Vinícius, o encontro é uma oportunidade para compartilhar informações e expor experiências de análise de processos"

Os debates sobre uniformização de processos foram abertos com a apresentação do conselheiro federal, engenheiro civil Melvis Barrios Junior, sobre a Decisão Plenária 1353/2013, que determina que se oficiem órgãos públicos que solicitam isenção para o exercício das atividades privativas das profissões regulamentadas pelo Sistema Confea/Crea por leigos, tendo em vista que essa demanda não encontra amparo legal e coloca em risco a sociedade. “Atividades regulamentadas devem ser desenvolvidas por profissionais do Sistema. Isso é privativo desses profissionais. Caso contrário, é exercício ilegal. Se as atividades estão sendo desenvolvidas por profissionais não registrados, os Regionais devem autuá-los. Vocês estão dentro da lei”, afirmou o conselheiro.

Como forma de efetivar essa iniciativa, o coordenador Marcos Vinícius disse que esse assunto será tratado na próxima reunião da Ceep. A proposta é que o Confea e os Creas sensibilizem órgãos do governo a fim de que respeitem as atribuições dos profissionais do Sistema na hora de definir editais de concurso público.

"Participaram da abertura do encontro o presidente do Confea, José Tadeu, o coordenador da Ceep, Marcos Vinícius Santiago, o vice-presidente do Confea, Julio Fialkoski, e os conselheiros federais José Geraldo Baracuhy, Dirson Freitag e Melvis Barrios Junior"

Ainda sobre atribuições profissionais, foram apresentadas as principais modificações propostas no projeto de resolução que alterará a Resolução nº 1.010 de 2005, discutida até 12 de setembro em audiência pública virtual. De acordo com o coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), conselheiro federal engenheiro agrônomo José Geraldo Baracuhy, foram recebidas 500 contribuições de profissionais do Sistema que propuseram alterações como a possibilidade de estender atribuições iniciais em qualquer categoria, o que modificaria o texto original do artigo 9º da Resolução. “Isso vai facilitar o fluxo de profissionais dentro do atual mercado de trabalho que sinaliza novas especializações e demandas profissionais”, comentou o coordenador.

Outra proposta é de que o cadastro de instituição ou curso não necessite ser submetido ao conhecimento do Confea. “Essa análise passaria a ser terminativa no Crea, o que conferiria mais celeridade ao processo e reduziria despesas com processos dessa natureza”, explicou Baracuhy.

O encontro continua na tarde de hoje, quando os participantes serão divididos em dois grupos de trabalho para propor procedimentos de padronização e uniformização dos processos de análise técnica. Amanhã serão apresentadas as Resoluções 1.047 e 1.048, ambas de 2013, e os dois GTs se reunirão novamente para dar continuidade aos trabalhos.

Equipe de Comunicação do Confea