
Brasília, 27 de fevereiro de 2026.
O Confea instituiu a Comissão Temática de Gestão de Resíduos (CTGR), nesta sexta-feira (27), com a missão de acelerar a discussão e a proposição de ações eficazes para o setor. A iniciativa reforça o papel estratégico do Sistema Confea/Crea e Mútua como ator relevante nas agendas relacionadas à gestão de resíduos sólidos e líquidos no país, ampliando o diálogo com governos municipais, estaduais e federal, parlamentos e o Poder Judiciário.
Entre as ações, a CTGR irá apresentar um plano para identificação de lixões a céu aberto, inclusive com uso de inteligência para fiscalização de unidades irregulares. Também estão previstas a elaboração de diretrizes para políticas públicas em gestão de resíduos, com diagnóstico nacional e recomendações para ampliar a participação da engenharia no setor; propostas de ações internas voltadas à sustentabilidade do Sistema, alinhadas às normas ambientais internacionais; e um guia rápido com mapeamento de fontes de financiamento atuais e potenciais para apoiar projetos na área.
Integram a comissão: conselheiros federais Paulo Pinho (coordenador) e Álvaro João Bridi; especialistas engenheiro civil André Galvão, engenheira ambiental e de segurança do trabalho Katia Lemos Diniz e geólogo Ronaldo Malheiros Figueira.
Recarga de veículos elétricos
Ainda durante a Sessão Plenária n° 1.739, foi constituído o Grupo de Trabalho de Infraestrutura de Recarga de Veículos Elétricos. O fórum terá como objetivo consolidar, alinhar e unificar diretrizes técnicas relacionadas ao assunto, levando em conta que a inexistência de uma referência técnica nacional unificada pode gerar assimetrias interpretativas entre regiões; riscos à segurança das instalações; dificuldades regulatórias e entraves ao desenvolvimento ordenado do setor.
“Considerando que a infraestrutura de recarga de veículos elétricos envolve atividades técnicas que demandam projeto, dimensionamento, análise de demanda, adequação de sistemas elétricos prediais e industriais, coordenação de proteção, avaliação estrutural e atendimento às normas técnicas brasileiras vigentes, torna-se imprescindível que o Sistema Confea/Crea exerça seu papel institucional de orientação, uniformização de entendimentos e fortalecimento da responsabilidade técnica, nos termos da Lei nº 5.194/1966”, sublinha o documento que instituiu o GT.
Farão parte do grupo: conselheiro federal Célio de Oliveira (coordenador); engenheiro eletricista Heverton Bacca, engenheira eletricista Michele Palladino, engenheiro eletricista Klayson Fernando Moraes Pedrosa da Costa e engenheiro civil Joni Matos Incheglu.
Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Renato Luiz e Izadora Luiz/Confea
