Ana Adalgisa assume a presidência em exercício do Confea

Brasília, 06 de abril de 2026.

A eng. civ. Ana Adalgisa assumiu a presidência em exercício do Confea, conforme previsto no regulamento eleitoral da autarquia.

Vice-presidente no exercício da Presidência, Ana Adalgisa


A mudança ocorre após o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, protocolar pedido de licença temporária do cargo. Durante o período de afastamento, Adalgisa passa a exercer as atribuições da Presidência, conforme estabelece a Resolução nº 1.015/2006 do Confea.

Eleições do Sistema
As eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2026 serão realizadas no dia 3 de julho. Pela internet, profissionais registrados de todo o país poderão escolher seus representantes para cargos estratégicos no Conselho Federal, nos Conselhos Regionais e na Caixa de Assistência.

O pleito abrangerá a escolha do presidente do Confea; dos presidentes dos 27 Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas); e de conselheiros federais representantes das modalidades profissionais nos estados de Mato Grosso (Agronomia), Mato Grosso do Sul (Industrial), Piauí (Elétrica), Roraima (Agronomia) e Santa Catarina (Civil).

Também serão eleitos os conselheiros federais titular e suplente representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) na modalidade engenharia, além dos diretores-gerais, administrativos e financeiros das Mútuas Regionais.

Os eleitos cumprirão mandato de 1º de janeiro de 2027 a 31 de dezembro de 2029.

Cronograma eleitoral
O cronograma eleitoral foi aprovado na Sessão Plenária nº 1.723, realizada em 25 de março, e estabelece as seguintes etapas:
•    2 de março – publicação do edital de convocação das eleições 
•    3 de abril – prazo final para desincompatibilização dos pretensos candidatos 
•    6 a 17 de abril – período para apresentação do requerimento de registro de candidatura 
•    18 de abril – início da campanha eleitoral 
•    15 de maio – último dia para credenciamento do delegado eleitor (eleições para conselheiro representante das IES) 
•    3 de julho – dia da eleição 
•    3 de agosto – divulgação do edital com o resultado das eleições homologado pelo plenário

Equipe de Comunicação do Confea