Novo prédio do Crea-GO em Goiânia é inaugurado

Goiânia, 27 de novembro de 2020.

O Crea-GO promoveu, na noite de 26 de novembro, a cerimônia de inauguração de seu edifício de ampliação, que foi batizado com o nome do Eng. Irineu Borges do Nascimento. O evento contou com a presença de 149 pessoas, entre autoridades do Sistema Confea/Crea e Mútua de todo o Brasil, da Prefeitura de Goiânia, lideranças profissionais e homenageados da noite, respeitando os protocolos de segurança em relação à Covid-19.

O descerramento do letreiro que dá nome ao edifício foi realizado pelo presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida; o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger; o prefeito de Goiânia, Iris Rezende; e familiares de Irineu Borges do Nascimento, que dá nome à edificação: suas filhas, Sônia Maria Bento do Nascimento e Sandra Maria Bento do Nascimento de Oliveira; e seu neto, Irineu Borges do Nascimento Neto.

Joel Krüger

Já o descerramento da placa em homenagem aos profissionais do Sistema Confea/Crea de todo o Estado e também aos diretores do Crea-GO dos exercícios de 2017 a 2020, foi feito pelos presidentes do Crea-GO e do Confea, além da diretora do Regional goiano, Eng. Civ. Mércia Luccas Resende; e do presidente eleito do Conselho de Goiás, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira Júnior.

Em seu discurso, Lamartine, que assumirá o comando do Conselho goiano a partir de 1º de janeiro de 2020, afirmou que com a inauguração do edifício e durante sua gestão continuará “abrindo a porta do Crea-GO para os profissionais e toda a sociedade goiana”. O engenheiro ainda agradeceu ao presidente Francisco Almeida e ao Confea por “somar forças para avançarmos e conseguirmos que a sociedade reconheça a importância dos profissionais das Engenharias, da Agronomia e das Geociências. Esta integração faz do Crea-GO mais forte e mais robusto”.

Lamartine Moreira

O presidente do Confea, Joel Krüger, por sua vez, destacou estar feliz pelo fato de o Federal ter contribuído com “mais uma grande obra do Crea-GO”. Krüger explicou: “em torno de 40% do valor investido nesta obra é oriundo do Confea, por meio de uma linha de apoio que temos para os Creas de todo o Brasil, para investimento em infraestrutura. Mas, mais importante que infraestrutura, será o uso deste espaço para a convivência, cursos, treinamentos, capacitações e reuniões que ocorrem periodicamente no Crea, sempre pensando em beneficiar nossos profissionais e a sociedade. Este é o nosso grande objetivo: levar qualidade de vida para toda a população”.

Por fim, o presidente Francisco Almeida apresentou um vídeo em que foram ressaltadas as novas instalações e detalhes do Edifício Eng. Irineu Borges do Nascimento. “Hoje é um marco para as Engenharias, Agronomia e Geociências de Goiás, pois entregamos a todos os profissionais registrados no Sistema o novo prédio do Crea-GO, com área de quase 2.200 m², contendo este centro de eventos e salas de reuniões, além de todo o equipamento necessário para a realização de palestras, cursos e eventos de aperfeiçoamento profissional à disposição de todos”, destacou.

O presidente do Regional ainda aproveitou a oportunidade para realizar um balanço de sua gestão, destacando os diversos acordos de cooperação técnica firmados com órgãos das esferas municipal, estadual e federal com exercício em Goiás, e o investimento em tecnologia, que, de acordo com o presidente, “tornaram o Crea de Goiás uma referência nacional”. Emocionado, Francisco ainda agradeceu a todos os presentes e finalizou: “com esses últimos seis anos de mandato, cumpri minha missão, e tudo valeu a pena pelo respeito e carinho que recebo de todos”.

Francisco Almeida


Sobre o Edifício Irineu Borges do Nascimento

A obra foi executada pela Dínamo Engenharia em 12 meses, conforme contrato nº 057/2019, assinado em 23 de julho de 2019, no  valor de R$ 5.480.487,66, com aporte de R$ 2.300.000,00 do Confea. “O valor investido pelo Crea na obra foi oriundo da aplicação de multas a pessoas físicas e jurídicas por exercício ilegal das profissões da área tecnológica”, destaca o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida.

Com projeto arquitetônico elaborado pelos arquitetos Luciana Joyce Hamer e Ronaldo Pires Martins, a edificação utilizou sistemas modernos e práticos na concepção, permitindo atender com eficácia e conforto colaboradores, profissionais, conselheiros e visitantes. O novo edifício também vai atender às demandas das entidades de classe. “Com as novas instalações, o Crea vai oferecer comodidade,  bem estar e segurança aos profissionais e visitantes que aqui chegam em busca de aprimoramento técnico e também a todos que aqui trabalham”, ressalta o presidente Francisco.

Com uma área ampliada de 2.165,92 m², que acrescida à construção existente totaliza 6.171,90m² em um terreno de 3.559,92m², a maior edificação do Crea-GO dos últimos 21 anos, que é independente, possui três pavimentos e está interligada à edificação antiga. No primeiro pavimento, a ligação se faz por uma área de recepção e nos demais pavimentos por meio de passarelas. O sistema construtivo escolhido para o prédio foi o de estrutura metálica, dinamizando o tempo de construção da obra, diminuindo o impacto ambiental e gerando economia.

Assessoria de Comunicação do Crea-GO