Perito Sérgio Antonio Abunahman morre vítima de covid-19

Brasília, 8 de abril de 2021.

O Sistema Confea/Crea lamenta a perda do engenheiro industrial mecânico Sérgio Antonio Abunahman, nessa quarta (07/04), no Rio de Janeiro. Natural de Niterói-RJ e considerado um dos maiores peritos judiciais do país, Abunahman tinha 77 anos. O falecimento do engenheiro industrial mecânico se deveu a complicações decorrentes da covid-19. 

Engenheiro mecânico industrial Sérgio Antonio Abunahman
Engenheiro industrial mecânico Sérgio Antonio Abunahman

O Crea-RJ, do qual foi conselheiro por seis mandatos, lançou nota de pesar em seu site. “Infelizmente, mais uma vez sofremos uma perda irreparável em nosso Sistema. Dessa vez, uma das maiores autoridades da área de perícias judiciais do país, autor e mestre de várias gerações de engenheiros. Nossas condolências à família e amigos”, declarou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger.

Formado em 1966 pela Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, Sérgio Antonio Abunahman iniciou a vida acadêmica como professor de Cálculo Integral, Diferencial e Infinitesimal e ainda de Análise Vetorial e Geometria Diferencial da Escola de Engenharia da Universidade do Estado da Guanabara e da UFF, respectivamente, entre 1967 e 1970. 

Sobretudo na área de Engenharia Legal e Perícias, atuou em faculdades e departamentos de diversas universidades, tendo sido o primeiro profissional brasileiro a ministrar um curso de Engenharia de Avaliações na Europa, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, em 1990. Publicou obras como: “Equações Diferenciais”; “Exercícios de Álgebra Vetorial”; “Avaliação de Imóveis Comerciais; Arbitramento de Aluguéis” e “Curso Básico de Engenharia Legal  de  Avaliações”. Formou engenheiros avaliadores e peritos por meio de inúmeros cursos em todo o país e no exterior.

Sergio Abunahman atuou na vida pública em sua cidade natal, desde 1980. Conselheiro do Crea-RJ por seis mandatos, foi diretor em três deles, além de coordenador adjunto da Comissão de Ética e coordenador da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas do Regional fluminense. Foi Diretor do Instituto de Engenharia Legal entre 1979 e 1989, além de seu vice-presidente entre 1991 e 1993 e membro do conselho diretor (2009-2012).

Mas foi sem dúvida como perito judicial que se tornou mais conhecido, tendo atuado junto a Tribunais  de  Alçada  e  Justiça  do  Estado do Rio de  Janeiro,  bem como das Justiças Federal e do Trabalho, além de escritórios de advocacia e consultor de inúmeros  grupos empresariais. Foi o único engenheiro a receber a Medalha do Mérito da Justiça Criminal, concedida pelo Tribunal de Alçada Criminal do Estado do Rio de Janeiro. Foi professor dos Cursos de Extensão em Engenharia Legal e de Avaliações da Universidade Federal Fluminense e coordenador do mesmo curso ministrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RJ.

Equipe de Comunicação do Confea