Brasília, 18 de janeiro de 2017.

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (Sobes) terá a seguinte diretoria: presidente, Harold Sadalla; vice-presidente, Jaques Sherique; primeiro secretário, Carlos Soares Queiroz; segundo secretário, Nelton Luiz Baú; tesoureiro, Flávio Freitas Dinão; vice-presidente regional Norte, Roberto Lopes; vice-presidente regional Sul, José Luís de Sousa; vice-presidente regional Sudeste, João José Magalhães Soares, vice-presidente regional Nordeste, Rodrigo Lobo e vice-presidente internacional, Evaldo Valladão.
Parcerias
Reconduzido ao cargo, Harold Sadalla informa que, nos primeiros anos, a Sobes participou de todos os eventos do Confea em nível nacional, inclusive todas as reuniões do Cden. “E em nível internacional”, destaca, “participamos de eventos em Porto e em Essen, na Alemanha”.

Sobes Rio
A Sobes-Rio terá como presidente, em lugar do engenheiro Oswaldo Neves, o engenheiro de segurança do trabalho Edison Cesar de Faria Nogueira, ex-diretor da entidade. A diretoria será formada ainda pelos engenheiros de segurança do trabalho Luiz Alexandre Mosca (1º Secretário); Neilson Marino Ceia (2º Secretário); Eduardo Coelho Barbosa (tesoureiro); Marlise de Matosinhos Vasconcelos e Luiz Carlos Gomes (conselheiros).
“A ideia é de continuar o trabalho de qualificação dos profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho, com a disponibilização de cursos com corpo docente formado por profissionais capacitados e experientes no mercado de trabalho. Também pretendemos fomentar a discussão sobre as Normas Regulamentadoras entre seus sócios, com o objetivo de apresentar sugestões de alterações às comissões tripartites. Outro objetivo é incentivar as Diretorias Temáticas, que nada mais são do que Diretorias para cada área de atuação da Segurança do Trabalho, no desenvolvimento/apresentação de trabalhos para a comunidade de Segurança do Trabalho do Estado do Rio, de forma a difundir o conhecimento entre os profissionais do Estado do Rio de Janeiro”, comenta o novo presidente.
Abest
Já a Academia Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho (Abest) terá a seguinte diretoria: Presidente, eng. mec. Evaldo Valladão; vice-presidente executivo, Carlos Soares Queiroz; vice-presidente para assuntos internacionais, Harold Sadalla; secretário geral, Alexandre Mosca; diretor de tesouro e patrimônio, Osvaldo Neves; diretor para assuntos acadêmicos, Josevan Ursine; diretor de ciência e tecnologia, Reynaldo Barros e presidente emérito, Jaques Sherique.
“Estamos atuando em cima de iniciativas que a Sobes e a Anest tiveram há alguns anos. Ampliando o caráter lusófono do Congresso Luso-Brasileiro de Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental, marcamos para Cabo-Verde sua terceira edição, fortalecendo esse mercado comum em língua portuguesa”, diz Valladão.

“Nossos objetivos são bem diferentes da Sobes e da Anest, no sentido de divulgar a profissão, valorizando os profissionais da área. Na abertura do nosso congresso, em julho, vamos condecorar o Nelson Burile, da Anest. Na posse, homenageamos o doutor Fernando Mac Dowell, doutor em transportes, vice-prefeito do Rio de Janeiro, já que o transporte é um dos maiores responsáveis por acidentes de trabalho. Outro homenageado foi o doutor Fábio Gourlart Vilela, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, em um momento em que há um ataque muito forte à justiça do trabalho com a chamada flexibilização trabalhista em debate atualmente”.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
