Projeto de lei ameaça segurança da sociedade

 

 Brasília, 12 de janeiro de 2023.

Apresentado em 22 de dezembro último, o Projeto de Lei (PL) 3081/2022, que desregulamenta várias profissões, entre elas as de engenheiro, geógrafo, geólogo e meteorologista, vem merecendo o repúdio do Confea e dos Creas. Na prática, desregulamentar essas profissões significa que qualquer pessoa, independentemente de ter formação acadêmica, poderá desempenhar atividades profissionais, sem conhecimento técnico e compromisso ético, e sem qualquer possibilidade de punição, mesmo que sua atuação ocasione danos severos à coletividade.

Presidente Joel Krüger se posiciona com veemência contra o PL 3081/2022: "A pretensa aprovação desse projeto de lei é uma omissão coletiva diante dos riscos oferecidos à sociedade, e o Sistema Confea/Crea alerta a todos os parlamentares sobre essa postura dolosa que o Parlamento poderá estar endossando ao aprovar a propositura"
Presidente Joel Krüger se posiciona com veemência contra o PL 3081/2022: "A pretensa aprovação desse projeto de lei é uma omissão coletiva diante dos riscos oferecidos à sociedade, e o Sistema Confea/Crea alerta a todos os parlamentares sobre essa postura dolosa que o Parlamento poderá estar endossando ao aprovar a propositura"

 
A proposta legislativa, além de expor a sociedade, desconsidera a profissão como um patrimônio. “A profissão é um bem social da humanidade e o profissional é o agente capaz de exercê-la, tendo como objetivos maiores a preservação e o desenvolvimento harmônico do ser humano, de seu ambiente e de seus valores”, ressaltou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, referindo-se ao Código de Ética Profissional do Sistema Confea/Crea.

Riscos
O desregramento pode, ainda, acarretar grandes prejuízos para os consumidores ao contratarem profissionais, desprezando o papel da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Esse registro documental atesta ao cliente que o profissional contratado está realmente habilitado a realizar a obra ou o serviço para o qual foi chamado a executar.

Além de ignorar a importância da formação profissional para assegurar serviços de qualidade para a sociedade, o referido PL desacredita o indispensável trabalho de fiscalização realizado pelos conselhos profissionais. No Sistema Confea/Crea, essa atividade visa exatamente a minimizar os riscos à segurança, à saúde, à ordem pública e à incolumidade individual e patrimonial, na medida em que coíbe a atuação de leigos nas atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências.

Estrutura de Fiscalização dos Creas
3205 inspetores
777 agentes fiscais, distribuídos em 527 inspetorias
400 mil fiscalizações anuais

“A pretensa aprovação desse projeto de lei é uma omissão coletiva diante dos riscos oferecidos à sociedade, e o Sistema Confea/Crea alerta a todos os parlamentares sobre essa postura dolosa que o Parlamento poderá estar endossando ao aprovar a propositura.  Por esse motivo, o Confea e os Creas seguem atuando na defesa e na valorização dos seus profissionais, e estão à disposição dos parlamentares para continuar defendendo a sociedade”, afirmou Krüger. 

Posicionamento da sociedade 
No site da Câmara dos Deputados, é possível verificar como a proposta não foi bem aceita pela sociedade. Está disponível, desde o dia 23 de dezembro, uma enquete online acerca da proposta, para que os brasileiros possam votar de forma favorável ou contrária à desregulamentação. Até o momento, 97% dos votos declaram que “discordam totalmente” do PL 3081/2022. 


Equipe de Comunicação do Confea