Brasília, 27 de julho de 2016.
Em sua palestra sobre “Os desafios de energia para a sustentabilidade global”, o chefe de Capacitação em Ciência e Engenharia da Unesco, Osman Benchikh, defendeu a mudança de paradigma de energia, o que requer ações inovadoras focadas nas fontes locais de energia. “O transporte e o armazenamento de energia são os grandes desafios da atualidade. A energia mais apropriada talvez seja a que resolva esses dois desafios e que esteja disponível localmente, como a energia solar”, exemplificou. Osman é um dos palestrantes da Conferência Internacional Água e Energia – Novas Abordagens Sustentáveis, promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Confira o álbum de fotos do evento

Sobre os custos da energia, o palestrante falou sobre o custo mais acessível da energia convencional, mas que para o meio ambiente é alto. “As soluções de energias renováveis têm um custo individual mais caro, mas em termos ambientais são mais interessantes”, ponderou. Ele também defendeu o microfinanciamento como uma das soluções para as populações rurais e mais pobres.
Confira a apresentação de Palestrante Osman Benchikh.
Veja entrevista concedida por Osmam Benchikh:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Ary Mergulhão abriu os trabalhos da Conferência Internacional Água e Energia – Novas Abordagens Sustentáveis. Em sua apresentação, Mergulhão destacou a importância do evento para fomentar o Fórum Social Mundial da Água, em 2018. “Água e Energia, tema do evento, são a base, o pilar para a nossa vida. É importante para redução de pobreza, geração de riqueza, produção de alimentos”.


Veja a entrevista concedida por Ary Mergulhão:
Sobre a Conferência
Durante a conferência também serão formalizadas as contribuições da Engenharia sobre o desenvolvimento e a implantação de novas tecnologias sustentáveis nas áreas de água, energia e saneamento. Os resultados serão apresentados no 8º Fórum Mundial da Água, que será promovido em março de 2018, também na capital.
O evento está sendo realizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) até sexta-feira (29), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
No período da tarde, especialistas prosseguem com as palestras. Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA.
Leia também:
- Representante da Unesco defende alteração do paradigma energético
- Kassab destaca importância da Conferência Internacional Água e Energia
- Futuro da Bioenergia é tema de palestra do físico Wolfgang Bauer
- Inovação depende de rede mundial que una práticas locais
- Confea passa a integrar o Conselho Mundial de Água
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
