Representantes do Sistema participam de homenagem no Maranhão

Brasília, 16 de janeiro de 2023.

Representantes do Sistema Confea/Crea presentes na homenagem ao diretor-geral da Aneel, eng. eletric. Sandoval de Araújo Feitosa Neto, na  Assembleia Legislativa do Maranhão

 

Na manhã desta segunda-feira (16), a Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu a Medalha 'Manuel Beckman' ao engenheiro eletricista Sandoval de Araújo Feitosa Neto, que também é diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A honraria representa a maior comenda do Poder Legislativo do Estado e a solenidade contou com a presença do conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão; o conselheiro federal suplente eng. eletric Francisco Soares; o coordenador da Câmara de Engenharia Elétrica do Crea-MA, Patryckson Marinho dos Santos; e o vice-presidente do Crea-MA, eng. eletric. Rogério Moreira Lima.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual César Pires (PV), que destacou a importância do trabalho realizado pelo engenheiro: “Neto tem permitido que cidadãos maranhenses moradores das mais remotas regiões do Estado tenham acesso à energia elétrica", disse. Segundo o parlamentar, durante a pandemia de Covid-19, Sandoval estabeleceu medidas de proteção à população mais vulnerável, impedindo o corte de energia dos consumidores de baixa renda e alterando o índice de reajuste das contas atrasadas. “Ele conseguiu modificar a cobrança de energia elétrica, retirando o IGP-M, que estava em 31%, e substituindo-o pelo IPCA, com 6%, diminuindo a taxa de acordo com o momento delicado que vivenciamos. Com essa ação, ele amparou os consumidores mais vulneráveis”, afirmou César Pires.

Em seu pronunciamento, Feitosa agradeceu a homenagem e falou da sua ligação com o estado. "Sou natural do estado do Piauí, mas desde muito cedo abracei o estado do Maranhão. Meus agradecimentos a este estado vão além de minha formação profissional, pois foi aqui que me tornei cidadão e, com os valores com que esta terra nos brindou construí minha família e dei meus primeiros passos profissionais" mencionou o diretor-geral da Aneel.

Biografia
Servidor Público Federal aprovado concurso público de provas e títulos em 2005 para o cargo de Especialista em Regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Exerceu diversas atividades de auditorias técnicas em concessionárias de Distribuição e Transmissão de Energia na Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade (SFE). Ainda na Agência Reguladora, ocupou  o cargo de assessor da diretoria da Aneel; assumiu o cargo de superintendente de Regulação dos Serviços de Transmissão; tornou-se superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade; e foi nomeado para o cargo de Diretor da Aneel, e representando a Agência, exerceu a função de Diretor da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar) de 2018 a 2020. Possui o título de Mestre em Engenharia Elétrica - Regulação Técnica e Econômica de Transmissão de Energia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB);  pós-graduado em Administração de Empresas com ênfase em Estratégia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); e é  graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  Antes de trabalhar na Agência atuou no segmento de distribuição de energia elétrica na Companhia Energética do Maranhão (Cemar), na Gerência Técnica dos Processos de Manutenção e Operação do Sistema de Distribuição, e também no segmento de transmissão na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) na coordenação de equipes técnicas de manutenção. As principais linhas de interesse e pesquisa incluem a avaliação do impacto das políticas públicas e regulatórias para a modernização dos sistemas de distribuição e transmissão, liberalização do mercado e empoderamento do consumidor de energia, inserção de renováveis e segurança do suprimento de energia.  Sandoval  atuou como diretor da Aneel entre maio de 2018 e maio de 2022, quando assumiu como assessor de diretoria  e em 15 de agosto de 2022 assumiu a diretoria-geral. 

Equipe de Comunicação do Confea 
Com informações da Aneel e Com informações da Aneel e Assembleia Legislativa do Maranhão