São Paulo recebe 1º Encontro Nacional de Entidades de Classe

Participação
Entidades de todo o país participam do evento no Crea-SP

Brasília, 14 de julho de 2023.

Representantes de Entidades de Classe de todo o Brasil se reuniram em São Paulo, nesta quinta-feira (13/7), na Sede Angélica do Crea-SP, para o 1º Encontro Nacional de Entidades de Classe do Sistema Confea/Crea e Mútua (ENEC). A reunião foi pautada pela necessidade de integração do ecossistema formado pelos Conselhos e associações para implementação de iniciativas que beneficiem a área tecnológica e o desenvolvimento sustentável.

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, destacou o ineditismo e a importância do encontro. “Colocar todo mundo no mesmo lugar para promover essa conexão e intercâmbio é histórico. É uma alegria muito grande fazer parte desses momentos porque sou associativista, estou aqui graças às entidades de classe e a nossa grande maioria, no Sistema, é composta pelas associações”, disse.

Cder nacional
Da esq. p/dir.: representante do Cder-PA, Ricardo Accioly; eng. civ.  Tércio Queiroz Filho (CDER-RJ); conselheiro federal Daltro Pereira, representante da presidência do Confea no evento;  coordenador adjunto do CDER Nacional, Filipe Machado, e coordenador do CDER Nacional, Léo Azeredo

“A importância das entidades de classe tem sido reconhecida pela atual gestão do Confea. Apesar das dificuldades enfrentadas, o Confea tem procurado dinamizar a atuação das entidades por meio do programa de patrocínios à realização de eventos e outras formas de apoio institucional. Sei da importância das entidades porque também sou de entidade de classe, fui presidente de associação e isso me levou de Gurupi, no Tocantins, ao Confea. Esse evento tem tudo para se tornar um marco e reunir propostas que valorizem ainda mais as entidades de classe do Sistema”, destacou o conselheiro federal eng. civ. Daltro Pereira, representante da presidência do Confea no evento.

Galindo
Coordenador do CDER-SP, eng. Leandro Galindo

A demanda surgiu nas trocas entre os Conselhos Regionais e logo foi acolhida, explicou o coordenador do CDER-SP, Eng. Leandro Galindo: “Sem o Confea e os Creas alinhados, esse evento não estaria acontecendo”, falou o também presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Ituverava (AEAAI).

Participação e programação

De Norte a Sul, Leste a Oeste, as comitivas dos colegiados foram preenchendo o plenário do Crea-SP entre presidentes e conselheiros de outros Creas. 

A mesa que recebeu os participantes era formada ainda pela diretora de Entidades de Classe do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey; pelo coordenador Nacional do Colégio de Entidades de Classe Regionais (CDER-BR) e presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul/RS (Seasc), Eng. Leo Azeredo; e pelo diretor administrativo da Mútua-SP, Eng. Ronaldo dos Santos; além dos já citados.
Mas, antes mesmo de discutir a inovação do Sistema Confea/Crea e Mútua e das associações, os coordenadores dos CDERs sentaram juntos para compartilhar seus trabalhos. “Como primeiro encontro, superou nossas expectativas e terá um impacto muito positivo e importante para os profissionais, que precisam ter conhecimento do que estamos desenvolvendo aqui”, argumentou o Eng. Roberto da Silva, do CDER-PE.

cder nacional 2023
Superior, da esq. p/ dir.: eng. oper. mec. maq. ferram. Luis Moretti, conselheiro do Crea-SP; eng. eletric. Ricardo Accioly (CDER-PA); eng. civ. Léo Azeredo, coordenador do CDER Nacional; eng. agr. Leandro Galindo (CDER-SP); eng. civ. Tércio Queiroz Filho (CDER-RJ); e eng. civ. e seg. trab. Alex Gobbato (CDER-RS). Inferior, da esq. p/ dir.: eng. pesca alim. Diogo Lustosa (CDER-CE); eng. minas Ageu Borges (CDER-BA); eng. ftal. José Roberto (CDER-PE); eng. civ. seg. trab. Ana Paula de Sá Gonçalves (CDER-MG); eng. eletric. Valter Leandro (CDER-AL); coordenador adjunto do CDER Nacional, eng. civ. seg. trab. Filipe Machado; e eng. civ. João Luciano Dantas de Faria (CDER-RN)

Ao final, os presentes puderam acompanhar, em primeira mão, a abertura da unidade Angélica do CreaLab Coworking, uma rede estadual de 36 estações de trabalho compartilhadas que está sendo construída no estado de São Paulo em uma parceria do Conselho paulista com as entidades de classe. Saiba mais aqui.

A programação segue nesta sexta (14/7) com a apresentação de cases do Conselho paulista e painéis de cidades inteligentes e inovação para preparar os participantes a disseminar tais conhecimentos em suas regiões.

CDI Comunicação (Crea-SP) e Equipe de Comunicação do Confea