Sistema Confea/Crea e Sinduscon alinham esforços no Pará

Brasília, 8 de junho de 2021.

O presidente do Confea e o conselheiro federal representante do estado do Pará participaram nesta segunda-feira (7/6) da cerimônia virtual do primeiro ato oficial da gestão 2021-2023 do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA). Na agenda de instalação dos trabalhos, o eng. civ. Alex Carvalho apresentou perspectivas da gestão às lideranças do setor.  

Para ele, a palavra união será a base deste biênio ao qual foi reconduzido. “Convoco todos a trabalhar em sintonia para fazermos do sindicato um exemplo de inovação e representar um setor tão importante para a economia e a sociedade do Pará”, incentivou. O trabalho em conjunto, segundo Carvalho, irá viabilizar participação mais efetiva em questões ligadas a obras públicas, setor imobiliário e programas habitacionais de interesse social. Será possível ainda intensificar a discussão sobre normas e desequilíbrios contratuais. “Temos muitos desafios pela frente nessa luta por propósitos que nos movem e que são convergentes.”

Eng. civ. Alex Carvalho, presidente do Sinduscon-PA e também integrante da Comissão Temática de Habitação de Interesse Social (CTHIS), do Confea 

Ao dirigente, o presidente Joel Krüger desejou sucesso e garantiu apoio do Confea. “Estamos trabalhando pela aproximação com o setor empresarial”, afirmou, citando ações desenvolvidas em parceria com o setor produtivo da construção. Entre elas, a interação com o BIM Fórum Brasil acerca da Modelagem da Informação da Construção; diálogo com o Ministério da Economia sobre Licenciamento Urbanístico Integrado; além da derrubada de itens do veto 13/2021, que trata da nova Lei de Licitação. “Estes são alguns exemplos para destacar que o Confea está à disposição para trabalhar com o setor”, reiterou Krüger. Essa sinergia foi avaliada pelo presidente do Sinduscon como “necessária para o fortalecimento da Engenharia e a criação de ambiente de negócios”. 

Presidente Joel Krüger falou da sinergia entre Confea e setor empresarial

O trabalho em conjunto com o Crea-PA foi ressaltado pelo vice-presidente do Regional. “Vocês como sindicato e nós como representantes legais de protecionismo da sociedade estamos com uma parceria muito grande”, afirmou o eng. civ. Janilton Ugulino, que na ocasião representou o presidente, eng. civ. Renato Milhomem.

A convergência de esforços foi o ponto alto da fala do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). Na avaliação do eng. civ. José Carlos Martins, é urgente atuar juntos para evitar a falência de empresas em decorrência do aumento de quase 30% no custo de materiais de construção nos últimos 12 meses ou ainda para pressionar o governo pela redução do imposto de importação. “Devemos nos agregar para sermos respeitados”, disse, lembrando que a transformação social e a melhoria de vida são viabilizadas pela construção civil. 

José Carlos Martins, da Cbic, convocou as entidades a defender a Engenharia

Participaram também do evento o presidente da Cooperativa Central da Construção Civil do Brasil (Coopercon Brasil), Marcos Pereira Lago; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), José Conrado; o superintendente regional da Secretaria do Trabalho e Emprego, Paulo Cesar Neve; o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Frederico Moreira; além de diretores e empresas associadas ao Sinduscon-PA.

À esquerda, Daniel Sobrinho, conselheiro do Confea e diretor adjunto de Expansão do Sinduscon-PA, e José Maria Soares, assessor parlamentar do Conselho e ex-presidente do Sinduscon-PR

 

Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea