Brasília, 8 de março de 2013
Uma das ações propostas no plano de trabalho para 2013 da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ) é a criação de um grupo de trabalho que reuniria as coordenadorias de câmaras especializadas de Engenharia Civil, Agronomia, Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia Mecânica para discutir a Resolução nº 374/2009 do Conselho Federal de Administração, que aprovou o registro de tecnólogos em gestão. A primeira reunião ordinária da CCEEQ neste ano ocorreu durante o Encontro de Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, entre os dias 18 e 22 de fevereiro.
Proveniente do Crea-MG, Maria Helena Caño de Andrade foi eleita para conduzir as atividades da CCEEQ em 2013, ao lado do adjunto, engenheiro químico Paulo Gilberto Silva (Crea-BA). Durante o Encontro de Representantes, ela ressaltou que pretende difundir a importância da Engenharia Química, junto às entidades e universidades de todo o país. “Assim, pretendemos chegar à 70ª Soea contribuindo para o fortalecimento da Lei 5.194”.
Na primeira reunião ordinária do grupo no ano, foi estabelecido o calendário de atividades da Coordenadoria com reuniões em Vitória (17 a 19/6) e São Luís (9 a 11/10), além de um workshop, em Manaus, nos dias 18 e 19 de abril. Também será solicitada ao plenário do Confea a participação no IX Congresso Mundial de Engenharia Química, em Seul, no mês de agosto.
Para a nova coordenadora nacional, as tarefas de 2013 para o grupo serão diferenciadas. “O objetivo principal é o fortalecimento da modalidade de Engenharia Química dentro do Sistema para que não haja uma cisão”, afirmou durante a solenidade de encerramento do Encontro. Na oportunidade, Maria Helena afirmou que, além das atividades normais de coordenadoria, o grupo formado por engenheiros químicos de todo o Brasil pretende, neste ano, mostrar aos colegas do Sistema e à sociedade que Engenharia Química é diferente de Química. “Contamos com os colegas para que não soframos uma cisão. A batalha da coordenadoria é de permanecer no Sistema Confea/Crea e Mútua”, concluiu. “[Em 2012] A coordenadoria se dedicou para fazermos um trabalho para que nosso projeto propondo alterações na Lei dos Químicos volte ao Congresso. Também fizemos uma cartilha sobre o tema, que está prestes a ser publicada”, comentou o ex-coordenador, eng. alim. Gumercindo Ferreira.
Entenda melhor o que faz o engenheiro químico e como está o mercado para esse profissional.
O engenheiro químico Paulo Constantino, que já atuou como coordenador da CCEEQ no passado, explica, de forma geral, a diferença entre os químicos e os engenheiros químicos: “Os profissionais de Química determinam o fim. A Engenharia Química é a ciência que provê os meios para que os químicos alcancem aquele fim”. Instalada em 2003, a Coordenadoria de Engenharia Química foi a única criada por solicitação do Conselho Federal*, justamente para tratar das divergências entre os Creas e os Conselhos Regionais de Química.
*Geralmente, as câmaras são criadas nos Creas e depois os próprios Conselhos Regionais solicitam a criação do grupo nacional perante o plenário federal.
Beatriz Leal e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
gco@confea.org.br
