Workshop capacita novos conselheiros federais de Engenharia e Agronomia

Brasília, 25 de janeiro de 2021

Começou na manhã desta segunda-feira (25/1) a edição de 2021 do Workshop Novos Conselheiros, momento em que as lideranças eleitas no ano passado recebem equipamentos, cadastram senhas e aprendem sobre os sistemas operacionais existentes nos processos do Confea. “Tudo é eletrônico: seja a votação em Plenário, a análise dos processos via SEI, etc. Esta capacitação abrange questões bem operacionais e básicas, necessárias para quem está iniciando o mandato”, elucidou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, durante a abertura do Workshop.

Veja mais fotos do Workshop

No entanto, a programação vai além, abrangendo ainda questões conceituais sobre o mandato. “Este Workshop também vai posicionar os senhores sobre os novos tempos do papel do conselheiro federal. A cobrança que temos recebido – principalmente dos órgãos de controle, mas também dos profissionais – nos fez implementar um modelo de governança mais robusto, mais complexo. Precisamos usar essas cobranças como oportunidades de melhoria”, comentou Krüger, ainda na abertura do evento.

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

Na ocasião, o presidente do Confea, reeleito para o mandato de 2021-2023, também comemorou a presença de quatro mulheres na nova composição do Plenário (duas conselheiras federais titulares e duas suplentes), ressaltou a implementação do Programa Mulher e comentou que as palavras de ordem de sua segunda gestão são velocidade e inovação. “O grande tema dos próximos três anos é a fiscalização profissional. Todas as outras ações serão bem vindas e trabalhadas, mas a fiscalização profissional será o grande pano de fundo”, afirmou, antes de pontuar que ele e os novos conselheiros iniciam juntos o mandato. “Vamos ter três anos de intensos trabalhos”, finalizou.

Chefe de Gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa

Também presente à abertura do Workshop, o chefe de Gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa – ex-presidente do Crea-PR e ex-conselheiro federal – explicou sobre a realidade das rotinas da Casa. “Temos a burocracia como base necessária para nossas rotinas, mas poderemos suavizá-la com criatividade e assertividade”, disse, antes de ressaltar que as profissões do Sistema Confea/Crea não são meramente cartoriais: “são o exercício explícito do conhecimento na construção de riquezas para o desenvolvimento social e humano”, disse, e encerrou sua fala agradecendo aos novos conselheiros por “doarem tempo de suas vidas, abrirem mão do conforto de seus lares, para trabalharem em prol da Engenharia e da Agronomia brasileira”.

Superintendente de Integração do Sistema, eng. civ. Reynaldo Barros

O superintendente de Integração do Sistema, eng. civ. Reynaldo Barros – ex-presidente do Crea-RJ -, por sua vez, agradeceu a dedicação dos servidores do Confea para a realização do Workshop, e desejou uma interação intensa e profícua para que seja feita a maior troca de informações possível. “Ao longo dos anos, muita coisa vai sendo esclarecida, a experiência dos senhores vai tornar esse contato cada vez mais fácil, e o trabalho se desenrolará dentro do que os profissionais esperam”, disse.

Os novos conselheiros federais são eng. agr. Andréa Brondani da Rocha e eng. agr. Luiz Claudio Ziulkoski; eng. civ. Daltro de Deus Pereira e eng. civ. Nivaldo Sampaio Pedrosa; eng. agr. Daniel Roberto Galafassi e eng. agr. Marcia Helena Laino; eng. eletric. Genilson Pavão de Almeida e eng. eletric. Francisco de Assis Peres Soares; eng. mec. Michele Costa Ramos e geól. Marjore Csekö Nolasco. O conselheiro federal eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha exerceu, até 2020, mandato representando o estado do Rio de Janeiro e, para o mandato 2021-2023, foi eleito para representar as instituições de ensino. Seu suplente é o eng. mec. William Alves Barbosa.

Poder de polícia

Ainda pela manhã, os novos conselheiros assistiram a apresentação do procurador-chefe do Confea, Igor Garcia, sobre o poder de polícia e a responsabilidade dos agentes públicos. “Os senhores são agentes públicos estatais que estarão conduzindo os rumos das profissões regulamentadas pelas Lei nº 5.194/1966”, alertou Garcia.

Procurador-chefe do Confea, Igor Garcia

Em sua explanação, Garcia esclareceu que o Confea vive hoje um novo modelo de governança e que as estratégias e ações precisam ser readequadas para responder à sociedade e aos órgãos de controle. “Tudo o que fazemos no Plenário é em torno do poder de polícia. A participação de um conselheiro em comissão, as votações em sessões plenárias, as discussões travadas nos colegiados: tudo é exercício do poder de polícia; é um poder típico de Estado. Apenas o Estado tem o poder de limitar e condicionar a liberdade e a propriedade particular, e nós temos esse poder, conferido pelas Leis nº 5.194/1966 e nº 6.496/1977. É uma atividade naturalmente pública. Nós somos o Estado agindo e os conselheiros federais detêm parcela desse poder de Estado”, elucidou. “O fundamento do poder de polícia é o alinhamento entre a liberdade do exercício da profissão e as condições que a lei coloca. Nós atuamos dentro dessa dicotomia”.

 

 

Comissões permanentes

O período da tarde foi marcado por apresentações acerca da estrutura e do funcionamento da Superintendência de Integração do Sistema. Ao conduzir os trabalhos, o superintendente Reynaldo Barros lembrou que a estrutura da SIS, determinada pela portaria 364/2015, engloba a Gerência de Relacionamentos Institucionais (GRI), Gerência de Conhecimento Institucional (GCI), Gerência Técnica (GTE) e Gerência de Desenvolvimento Institucional (GDI),  tendo funções relacionadas à regulamentação da legislação do Sistema, tanto internamente, como em contato com outros países e instituições. “Temos agora também a função de coordenar a fiscalização realizada pelos Creas. Nesse processo de articulação, os órgãos de controle nos cobram cada vez mais a unicidade de ação e o envolvimento com a fiscalização profissional. Tudo o que passa pelo Confea passa pela nossa superintendência”. 

Gerente da Gerência Técnica, o engenheiro mecânico Igor Mendonça discorreu sobre os processos que envolvem a área, desde os relacionados a infrações ao Código de Ética, como a registros de entidades de classe e instituições de ensino e aos fóruns consultivos do Sistema. “Temos uma metodologia voltada a resultados e prazos”, disse, apresentando uma análise estratégica da área, com suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, além de dados relativos aos trabalhos desenvolvidos nos 1681 processos conduzidos ao longo de 2020. 

O gerente foi complementado pela assessora da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), a engenheira eletricista Cláudia Machado, que, apresentando dados de 2019, descreveu as atribuições e as linhas de atuação da comissão, relativas às infrações ao Código de Ética Profissional. O engenheiro civil Fábio Merlo também complementou a fala de Igor Mendonça. Ele abordou o registro de profissionais diplomados no exterior; consulta ou recurso de atribuição profissional; cadastramento de instituição de ensino e curso; revisão de atribuição e outros dados relacionados à atuação da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), por ele assessorada. 

Assessora da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp), a engenheira de alimentos Ana Luísa Alvim descreveu a atuação da área, relacionada a atos administrativos normativos do Sistema. “Antes de virem ao plenário, a Conp aprecia a legalidade e os procedimentos desses atos”, disse, informando que, em 2020, foram aprovadas nove resoluções. Abordou ainda que a Conp deve deliberar sobre ato normativo de Crea, regimento do Confea, das normas gerais dos regimentos dos Creas e da Mútua, bem como sobre a composição dos plenários do Crea e do Confea, entre outras atribuições. “Há uma discussão sobre a possibilidade de limitar o número de conselheiros dos Creas. As normas sugeridas são complexas e demandam análises minuciosas, artigo por artigo”, informou.

Assessor da CCSS Geraldo Pereira

Já o assessor da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), Geraldo Pereira citou que, regimentalmente, a finalidade da comissão está relacionada à gestão administrativo-financeira, promovendo ações voltadas à sustentabilidade do Sistema. Anuidades, multas e serviços; apreciação de contas da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) e do Congresso Nacional de Profissionais (CNP) e ainda análise e deliberação sobre critérios de transferências de recursos liberados aos Creas, bem como a verificação de sua aplicação e ainda a deliberação sobre os orçamentos dos Creas, do Confea e da Mútua estão entre as atribuições da CCSS. “Essa é uma das principais atuações da CCSS. Por ano, deve haver em torno de 70 deliberações sobre orçamentos, contando as reformulações”, comentou.

Assessora da Cais, geól. Silvia Aida

Assessora da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), a geóloga Sílvia Aída destacou as atividades voltadas à integração do Sistema com o Estado e a sociedade, nacional e internacionalmente. Os ciclos de debates promovidos pelo Confea, inclusive durante a pandemia, no ano passado, estiveram entre as realizações da Comissão. “A Comissão Temática de Harmonização Interconselhos também está abrangida pela atuação da Cais”, disse, citando ainda a Comissão Temática de Recursos Hídricos e Minerais e o Grupo de Trabalho Orçamentos de Obras Públicas e Engenharias de Custos. “Outra competência é propor interrelações com instituições públicas nacionais e internacionais, que envolvam a atuação do Sistema”, disse, citando diversos acordos de cooperação em que o Confea atua.

 

Outras expectativas

Da esq. p/ dir.: superintendente de Integração do Sistema, Reynaldo Barros; assessor do Confea Osmar Barros Júnior; e superintendente Administrativo Financeiro, Jadir Alberti

Superintendente Administrativo-financeiro, Jadir Alberti apresentou brevemente sua área. “Vocês vão ter um contato mais próximo com o Setor de Logística, responsável pelas diárias e passagens”.  Também sucintamente, o superintendente de Estratégia e Gestão, Renato Barros, desejou um excepcional mandato para os novos conselheiros, apresentando a Gerência de Comunicação, Gerência de Tecnologia da Informação e a Gerência de Planejamento e Gestão como áreas sob a égide da Superintendência.

Eng. civ. Osmar Barros Júnior, ex-conselheiro federal e atual assessor da Presidência do Confea para Assuntos Estratégicos

Os novos conselheiros também puderam ouvir o experiente ex-conselheiro federal Osmar Barros Júnior. Desde o início do ano assessor da Presidência do Confea para Assuntos Estratégicos, o engenheiro civil também se apresentou aos conselheiros federais que assumem seus mandatos. “Somos representantes da Engenharia, da Agronomia e das Geociências”, disse, colocando-se à disposição dos novos conselheiros “para conversar com todos os grupos e comissões para auxiliá-los da melhor maneira possível”.

Assessor parlamentar do Confea, Guilherme Cardozo

As ações parlamentares do Confea foram apresentadas pelo assessor parlamentar,  Guilherme Cardozo. “Contamos muito com a competência dos senhores”. Com atividades ligadas à Superintendência de Integração do Sistema e à Cais, “a Assessoria Parlamentar – Apar atua conforme a expertise técnica do plenário do Confea”. Lembrando as etapas internas de consultas públicas e de pareceres jurídicos, Guilherme Cardozo citou alguns processos em destaque atualmente no Congresso Nacional, como a PEC 108/2019, que interfere na livre atuação dos conselhos profissionais; PL 9818/2018, sobre a atuação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo; PDL 304/2020, que susta dispositivos da resolução 101/2020 do Conselho Federal dos Técnicos, e PL 1024/2020, sobre a federalização do plenário do Confea, entre outros. “Precisamos muito da unicidade dos Creas, onde estão as bases dos congressistas”.

“Esperamos que tenha sido bastante produtivo para começar a perceber o funcionamento regimental. Sempre insisto que o Confea é bastante rigoroso no rito, na parte processual, regimental. Os debates ocorrem muito mais nas comissões permanentes. É importante os senhores terem o máximo de informações, mas a teoria vai ser assimilada muito mais na prática, a partir de quarta-feira”, comentou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, ao encerramento dos trabalhos na tarde desta segunda (25).

Os novos conselheiros seguem em treinamento até esta terça-feira (26/1) e, a partir de quarta-feira, se juntam às demais lideranças para a realização da primeira Sessão Plenária do ano, que será transmitida ao vivo pelo canal do Confea no Youtube.

 

Beatriz Craveiro e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea