Campanha institucional e pesquisa de imagem são apresentadas ao CCM

Presidente Joel Krüger dirige a reunião do Conselho de Comunicação e Marketing. Na foto, ao lado da publicitária Sílvia Girardi; da presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa, e do gerente de Comunicação e Marketing, Felipe Pasqualini
Presidente Joel Krüger dirige a reunião do Conselho de Comunicação e Marketing. Na foto, ao lado da publicitária Sílvia Girardi; da presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa, e do gerente de Comunicação e Marketing, Felipe Pasqualini

Brasília, 1º de outubro de 2021. 

As campanhas institucionais do Confea receberam o aval do Conselho de Comunicação e Marketing, reunido na quinta-feira (30), no plenário do Conselho. A apresentação contou ainda com a metodologia da pesquisa de percepção sobre a imagem do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Agradeço a todos os membros do CCM pela dedicação e empenho em aprimorar cada vez mais a nossa comunicação com os nossos profissionais e principalmente com a sociedade. Foi mais uma etapa de um trabalho intenso de todo o CCM, Gerência de Comunicação e equipes terceirizadas, que tem o objetivo de valorizar e mostrar a importância de nossas profissões no dia a dia da população”, descreveu o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger.

Presidente destaca a importância das atividades de comunicação do Sistema
Presidente destaca a importância das atividades de comunicação do Sistema


O Conselho de Comunicação e Marketing do Sistema é formado pelo presidente do Confea – Eng. Civ. Joel Krüger (coordenador); representante do Plenário do Confea – Eng. Eletric. José Miguel de Melo Lima; representante da CAIS - Eng. Eletric. Daniel de Oliveira Sobrinho; representante do Colégio de Presidentes – Eng. Civ. Ana Adalgisa (presidente do Crea-RN); representante do Colégio de Entidades Nacionais – Eng. de Minas Regis Dias; representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas – Eng. Civ. João Luís de Oliveira Collares Machado; superintendente de Estratégia e Gestão do Confea – Bel. Renato Barros; gerente de Comunicação do Confea – Jorn. Felipe Pasqualini; representante da Mútua – Publ. Adriana Tostes dos Santos (Gerente de Comunicação); convidado da área de comunicação – Jorn. Lucas Aron Nogas (Crea-PR) e convidado da área de marketing – Jorn. Vinicius Firmino (Crea-AL).

Em relação à tradicional campanha de final de ano, que este ano terá como tema “Engenharia: movendo a humanidade”, a ideia é mostrar como a engenharia está presente na vida das pessoas e é responsável por uma série de atividades que fazem parte do cotidiano de todos. A campanha mantém um conceito que tem sido abraçado pelos profissionais e pela sociedade ao longo dos últimos anos. Ela será veiculada nos canais por assinatura, em “frontlights” e outdoors, em mídias aeroportuárias e na internet. 

Já a campanha sobre a ética, destacará a importância de os profissionais seguirem os princípios éticos estabelecidos pelo Sistema, bem como de a sociedade conhecer esses parâmetros e obrigações adotados no dia a dia da Engenharia, Agronomia e Geociências.

Conhecer para aperfeiçoar
A importância da campanha a ser desenvolvida é destacada pelo conselheiro federal eng. eletric. Daniel Sobrinho e pela presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa. “A pesquisa vai mostrar um panorama do que pensam o profissional e a sociedade sobre o Confea. Ainda não temos esse olhar, e foi uma proposta com que todo mundo concordou”.

Presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa
Presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa

“No início questionei por ser qualitativa com uma amostra um pouco pequena. Mas eles mostraram que é melhor começar com a qualitativa para formatar uma possível pesquisa quantitativa depois. A qualitativa é mais rápida para ter uma percepção da sociedade sobre o Sistema. Entendo que a gente precisa identificar a percepção que os profissionais têm da gente para direcionar a nossa atuação, e a pesquisa qualitativa tem uma discussão anterior, um esclarecimento anterior que possibilita um resultado mais fiel à realidade”, considera a presidente do Crea-RN.

Ana Adalgisa acrescenta que “já que pregamos como protegemos a sociedade, temos que saber como ela nos vê. Aí sim direcionar essa comunicação, para que a sociedade saiba ainda mais sobre essa proteção. Acho que vamos ter um dado de qualidade, melhor e mais rápido, de todas as regiões do Brasil, com percepções regionais. Dá pra trabalhar em cada região melhor”.

Soea Connect e Campanha do Dia do Engenheiro
Ao lembrar que a reunião do CCM apresentou ainda um resumo de toda a comunicação desenvolvida durante a Soea Connect, Daniel Sobrinho considerou que, em relação às redes sociais, “estamos usando muito o Facebook, e a nossa ideia é de ampliar mais o uso do Instagram”. Segundo ele, o CCM entende ainda que é preciso incentivar o profissional a acompanhar as produções do Youtube do Confea “onde fica tudo guardado, em torno da TV Confea, que tem um conteúdo ótimo e precisa ser vista. Só na Soea Connect, foram mais de 30 vídeos”.

Conselheiro Federal eng. civ. Daniel Sobrinho
Conselheiro Federal eng. eletric. Daniel Sobrinho

Sobrinho destaca que a reunião foi bastante participativa e que as propostas são resultado desse debate. “As decisões do CCM não são impostas. Muita coisa foi ajustada. Gostei mais do tema: `Engenharia: movendo a humanidade', muito legal, e também da abrangência, porque considera todas as modalidades. Todos vão se sentir representados”, disse, acrescentando que haverá ainda sempre um estímulo ao acesso a um site que trará informações sobre a contratação dos engenheiros. “Clicando, terá mais detalhes da campanha como um todo, mostrando de forma mais interativa a importância de contratar um engenheiro”.

Para Ana Adalgisa, “como em dezembro é o dia do engenheiro, a campanha mostra a importância da engenharia, como agora está fazendo em outubro com a Agronomia. Mostra todas as engenharias como as molas-mestras do desenvolvimento. Na linha do que já vem sendo desenvolvido nas campanhas dos anos anteriores. Já a campanha da ética, a gente vai reformular algumas coisas, e ela vai ser reapresentada”, informou. 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea