Cden apresenta proposta para inserção internacional do Sistema Confea/Crea

Brasília, 06 de junho de 2022. 

Integrantes do Cden reunidos em Brasília (DF)

Representantes do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) estiveram reunidos em Brasília entre os dias 01º e 03 de junho. Segurança de barragens, combate aos desastres naturais e mudanças climáticas, análise da pesquisa Datafolha, novo planejamento estratégico e inserção internacional do Sistema Confea/Crea pautaram os debates dessa segunda reunião ordinária.

Durante a reunião do Cden, o assessor da presidência, eng. agr. Flávio Bolzan, compartilhou com o colegiado os avanços da missão do Confea, que esteve na Cúpula Mundial de Engenharia (WES 2022), em San José, na Costa Rica, em março. A delegação reuniu-se com o ex-diretor executivo do Colegio Federado de Ingenieros y de Arquitectos de Costa Rica (CFIA), eng. Ólman Vargas, para tratarem dos procedimentos de Certificação de Profissionais e Acreditação de Cursos no âmbito da International Engineering Alliance (IEA), considerado um especialista no tema. 

 

Veja mais fotos no Facebook do Confea

O coordenador do Cden, eng. civ. Vanderli Fava de Oliveira, ponderou que - atualmente - o Brasil não é signatário de nenhum desses acordos internacionais multilaterais. “Nós queremos inserir o Brasil nos acordos internacionais, começando pelo de Washington dentro da Aliança Internacional de Engenharia, que tem sete acordos de Engenharia. E o Confea tem propriedade para iniciar essa temática, além de todo o conhecimento sobre as áreas e habilitações da Engenharia. 

Diante disso, o Cden propôs a criação de Comissão Temática (CT) ou Grupo de Trabalho (GT) para estudar a viabilidade de implantar um Sistema de Nacional de Acreditação de Cursos e de Certificação Profissional na área de Engenharia, em consonância com a legislação brasileira e com as diretrizes dos acordos multilaterais internacionais da Aliança Internacional de Engenharia (AIE), em especial o Acordo de Washington, mas também com outros acordos multilaterais. “Estamos propondo que o GT crie um para Acreditação e Certificação nos moldes internacionais. Além de desenvolver uma cultura de acreditação de cursos e de certificação profissional, o que é realizado por Conselhos congêneres em outros países, esta iniciativa pode trazer significativa contribuição, inclusive, para o processo de habilitação profissional atualmente praticado pelo Sistema Confea/Crea”, complementou.  “É mais uma grande ação que o Cden está oportunizando ao Confea para que o Brasil entre na nova ordem mundial referente aos acordos da Engenharia tanto da formação quanto do exercício profissional. Ao entrarmos no Acordo de Washington teremos trânsito, mobilidade e tratamento igualitário com os 32 dos principais países do mundo”, analisou Oliveira. Segundo o coordenador, o tema será debatido na 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

Mudanças Climáticas
Diante dos eventos meteorológicos severos que vêm sendo registrados, como inundações, tempestades, como a mais recente em Pernambuco – em que até o momento se registra mais de 100 morte e 11 mil desabrigados – o Cden defende que Sistema Confea/Crea deve atuar e ter protagonismo na construção dos meios de adaptação e resiliência a esses eventos, participando ativamente do processo decisório. “Para tanto, vamos reapresentar ao Plenário a criação do Grupo de Trabalho do Clima, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Meteorologia (Sbmet). Não podemos ficar passivos diante de tantas mortes, que poderiam ser evitadas com providências decorrentes do conhecimento que hoje se tem da Engenharia, da Agronomia e da Geociências, se fossem aplicados.

Coordenador do Cden, eng. civ. Vanderli Fava de Oliveira

Nós, do Sistema, conhecemos as soluções, não podemos esperar ser provocados, temos de nos antecipar”, defendeu o coordenador do Cden, eng. civ. Vanderli Fava de Oliveira.  Vale lembrar que o Sistema aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas-(ONU) para o ano 2030. “Estudar e projetar soluções para questões atinentes ao clima é atividade essencial para o nosso futuro. Nesta linha, o Cden propõe também que o Confea compareça à COP 27 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) com uma missão e integre-se efetivamente às ações locais e mundiais sobre o clima”, anunciou o coordenador. Dos 17 ODS, o de número 13 se refere à Ação Contra a Mudança Global do Clima e é baseado nele que o Cden propõe a criação do GT Clima.  

Comitês
O Colegiado ainda discutiu a implantação de um novo planejamento estratégico do Cden, que tem como principais objetivos um novo regimento interno e ações para internacionalização do Sistema por meio da acreditação e certificação.  A atualização do regimento interno também prevê a criação do Comitê de Internacionalização. Pela Resolução 1056/2014, estão previstos cinco comitês: o de Desenvolvimento Nacional; o de Legislação Profissional; o de Organização e Estruturação; o de Educação; e o de Ciência, Tecnologia e Inovação.  “Está sendo feita uma revisão completa com vistas a melhor adequar o Colégio às inovações demandadas para a retomada plena pós-pandemia. Pretende-se que até setembro, o planejamento estratégico e o regimento sejam terminados”, informou Vanderli.

Pesquisa
Ao Colegiado também foi apresentado os principais pontos da pesquisa encomendada pelo Confea que revela a percepção da sociedade, profissionais e formadores de opinião em relação ao Sistema. As informações e os dados coletados pelo Instituto de Pesquisa Datafolha irão direcionar pautas e ações para aprimoramento de planejamento estratégico e desenvolvimento de novas campanhas institucionais.  

O Cden se reúne novamente durante a Soea, de 04 a 06 de outubro, em Goiânia (GO).

Leia mais:
Colégio de Entidades Nacionais apresenta proposta para inserção internacional do Sistema Confea/Crea
 

Abenge e Febrageo vão coordenar o Colégio de Entidades Nacionais (Cden)
 

Confira a entrevista com o coordenador do Cden

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Thiago Zion