Comissão do Confea recebe Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Brasília, 9 de agosto de 2022.

Como parte das atividades da Comissão Temática Harmonização Interconselhos (CTHI) do Confea, representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) estiveram na sede do Confea na manhã desta terça-feira (9/8), para tratar de temas de interesse de ambas as instituições. “Estamos em tentativa de dialogar com o CAU para fazer resoluções conjuntas. Buscamos essa aproximação para evitar qualquer tipo de transtorno. Nós somos profissionais e precisamos ter esse diálogo”, explicou a conselheira federal eng. mec. Michele Costa Ramos, que coordena a CTHI.

Conselheira federal eng. mec. Michele Costa Ramos

A Comissão Temática é vinculada à Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), coordenada pelo conselheiro federal eng. agr. Luiz Antonio Lucchesi, também presente à reunião. “A reunião foi muito produtiva, houve abertura de ambos os lados, tanto no sentido de se conceituar melhor as terminologias, quanto de se listar os objetivos que precisamos alcançar. Cada um dos representantes levará aos seus pares o que foi discutido aqui e vamos para a próxima rodada. Vemos que as coisas estão evoluindo muito”, afirmou o conselheiro.

Conselheiro federal eng. agr. Luiz Antonio Lucchesi

Entre as ações previstas estão a realização de eventos conjuntos, ações parlamentares em parceria (principalmente no que se refere à configuração das profissões como carreiras de Estado) e acordos de cooperação. “Toda aquela bagagem de conversações hoje chega para nos revelar que cada vez mais Engenharia e Arquitetura podem caminhar juntas não só no campo profissional, não só no mercado de trabalho, mas também nos conselhos. Precisamos pensar resoluções que propiciem um mercado de trabalho amplo em prol da sociedade e da qualidade do trabalho”, afirmou Patrícia Luz, conselheira federal de Arquitetura e Urbanismo pelo Rio Grande do Norte e coordenadora da Comissão de Exercício Profissional do CAU/BR.

Patrícia Luz, conselheira federal de Arquitetura e Urbanismo

Também estava presente o conselheiro federal de Arquitetura e Urbanismo Jeferson Dantas Navolar, que, no CAU/BR, coordena a Comissão de Relações Institucionais. “Temos grandes desafios. Recentemente o Congresso Nacional tentou desregulamentar todos os conselhos, o Ministério da Economia publicou portarias autorizando mudanças intrínsecas no exercício da profissão, são pautas gigantescas, mas tenho certeza de que, se estivermos juntos, teremos bons resultados”, pontuou.

Conselheiro federal de Arquitetura e Urbanismo Jeferson Dantas Navolar

Além dos conselheiros federais Michele, Lucchesi, Patrícia e Jeferson, participaram da reunião os assessores do Confea Fábio Merlo e Demétrio Ferronato, e do CAU Luciana Rubino e Carlos Alberto de Medeiros. O grupo volta a se reunir no próximo dia 15 de setembro.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea