Concluir certificação para Agronomia é meta de comissão temática

Brasília, 08 de maio de 2020

“Este ano, pretendemos concluir e implementar modelo de certificação profissional – iniciado em 2019 em conjunto com a American Society of Agronomy (ASA)”, informa o engenheiro agrônomo Luiz Antonio Lucchesi, conselheiro federal eleito coordenador da Comissão Temática Certificação de Profissionais do Grupo Agronomia, do Confea, durante reunião virtual de instalação, realizada na 4ª feira, 06 de maio.

Lucchesi

Formada pelo também conselheiro federal  Annibal Margon, e pelos especialistas  Kleber dos Santos,  Laerte da Silva e Clóvis do Lago Albuquerque, todos agrônomos, a comissão – criada pela Decisão Plenária 1207/2019 – deve terminar até o fim do ano o trabalho iniciado ano passado em parceria com a ASA. https://normativos.confea.org.br

Para isso, os integrantes da comissão já definiram o plano de trabalho e o calendário das reuniões ordinárias que acontecerão todos os meses, até novembro próximo. 

Desafio e demanda
Os dois conselheiros e os três especialistas tem o desafio de  estruturar o plano de Certificação da Profissão e apresentar relatório para a Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) , após a participação de seus integrantes no Congresso da Asa, a ser realizado em novembro próximo.

O especialista Clóvis Albuquerque, por sua vez, defende que “a certificação será uma demanda frequente e ajudará a diferenciar os profissionais mais bem qualificados. 

Clóvis

Lucchesi e Clóvis afirmam que “a certificação é uma garantia para a sociedade e uma boa ferramenta de avaliação para o mercado de trabalho”. 

Capacidade de interação e agilidade
Sobre a primeira reunião virtual da comissão, Lucchesi considerou produtiva. Ele acredita que esse formato veio para ficar: 

“Com a atual infraestrutura estabelecida no Brasil, com a tecnologia disponível e a possibilidade de acesso ao computador e celular, as interações remotas tendem a ser mais frequentes. É impressionante a capacidade que temos de interação simultânea com vários assuntos e pessoas em diferentes partes do mundo. O formato já é uma realidade”. 

Para ele, “a legislação tem de ser aprimorada para amparar o que for possível ser feito à distância. No entanto, muitas das facilidades que hoje encontramos se deve a excelente estrutura que foi construída presencialmente ao longo de anos. O remoto não substituirá o presencial mas contribuirá muito para a agilização de vários processos”.

Unidos pela internet, os participantes estavam em Brasília (DF), Aracaju (SE), Primavera do Leste (MT) e Curitiba (PR).

Comissões Temáticas: Saiba mais  
As comissões temáticas atendem o que determina o art. 80-A do Regimento do Confea, aprovado pela Resolução nº 1.015, de 2006, que define a finalidade das comissões temáticas  de coletar dados e estudar temas específicos, de natureza continuada, objetivando subsidiar as comissões permanentes do Confea na discussão de temas relevantes que permeiam as profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

Maria Helena de Carvalho
Gerência de Comunicação