Confea e CNA analisam parceria na área de assistência técnica

Brasília, 28 de junho de 2023.

A Comissão Temática Assistência Técnica e Crédito Rural (CTATCR) do Confea e representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) conversaram, nesta terça-feira (27/6), sobre parceria para treinar profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea.

Reunião no Confea no dia 27 de junho

A proposta é incentivar o aprimoramento de engenheiros agrônomos com foco no crédito rural, como explicou o coordenador da comissão. “Nosso objetivo principal é garantir que os profissionais estejam devidamente preparados para fornecer suporte técnico especializado aos produtores rurais, promovendo a segurança e mitigando os riscos inerentes às atividades do campo”, comentou o eng. agr. Daniel Galafassi, que aposta no sucesso do projeto. “Acreditamos que os resultados desta colaboração entre Confea e CNA poderão garantir uma agricultura mais produtiva e empreendedora”, afirmou o conselheiro federal.

Coordenador da comissão, eng. agr. Daniel Galafassi

Representando a CNA, o coordenador do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial informou que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) integra a confederação e oferece formação profissional rural e um tipo inovador de Assistência Técnica e Gerencial, conhecido com ATeG. “O modelo de serviço de educação é fundamentado em diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados”, detalhou o eng. agr. Rafael Costa.

Na etapa de capacitação, por exemplo, os profissionais que prestam assistência mapeiam a demanda dos produtores e a repassam para o Senar e sindicatos rurais para que as vagas em treinamentos práticos sejam preenchidas.

Esse serviço gratuito conta com profissionais especializados na cadeia produtiva, os quais são responsáveis por auxiliar na implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais. “O objetivo é possibilitar a realização de ações nos processos de gestão do negócio, visando à evolução socioeconômica do produtor rural e da família”, acrescentou Rafael Costa, registrando que atualmente as ações da ATeG estão em 3.828 municípios e são desenvolvidas por 7 mil profissionais. De 2014 até agora, já foram atendidas 243,5 mil propriedades.

Outra iniciativa na área de formação é a Academia ATeG, que oferece aulas ao vivo e gravadas, além de conteúdos para download. O projeto visa aumentar o conhecimento da equipe de campo, por meio de conversas com especialistas em diversos temas.  

Já a ATeG Universitária oferece estágio para estudantes regularmente matriculados e cursando o último ano do ensino superior nas áreas de ciências agrárias. Os aprendizes atuam nas atividades de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, por meio das administrações regionais, como explanou a coordenadora Luana Frossard. “Com isso é possível aproximar o universo acadêmico das unidades produtivas; estimular o empreendedorismo nos jovens; disponibilizar profissionais de ATeG mais preparados para a atuação no campo; e proporcionar aumento da capacidade de atendimento de produtores rurais”, salientou Frossard.

Luana Frossard e Diego Costa, representantes da CNA/Senar

Participaram da reunião nesta terça-feira os conselheiros federais Daniel Galafassi (coordenador da comissão), Alan Bomfim e José Gomes Fragozo Neto, o especialista Guilherme Rios, o presidente da Confaeab Kleber Santos, o líder da Coordenadoria de Câmara de Agronomia do Crea-GO José Ribeiro, o representante do Crea-MG Gustavo Freitas e o assessor do Confea Flávio Bolzan.

Trabalho em andamento
A comissão temática trabalha para dar andamento à apresentação de proposta de normativo que possibilite a verificação da efetividade da assistência técnica, por meio da centralização, compilação e análise dos diversos bancos de dados públicos.

Tem mantido também tratativas com o Banco Central do Brasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de bancos públicos, para viabilizar assinatura de acordos de cooperação técnica. O objetivo é trocar informações acerca de pessoas físicas e jurídicas legalmente habilitadas para a atuação em procedimentos para concessão de crédito rural, bem como para elaboração de laudos em seguros rurais. Pretende-se ainda trocar informações sobre a atuação profissional e seus aspectos ético-disciplinares, visando criar normativos referentes à integração entre o Sistema Confea/Crea e o Estado.

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea