Confea sedia Reunião Intermediária da Copimera

Brasília, 11 de novembro de 2022.


A Confederación Panamericana de Inginería Mecánica, Eléctrica, Industrial y Ramas Afines (Copimera, na sigla em espanhol)  realiza, de 16 a 18/11, no plenário do Confea, sua Reunião Intermediária. A reunião será transmitida pelo Youtube do Confea. A entidade reúne 25 países em torno das principais demandas das áreas. O Brasil ocupa a vice-presidência da organização, por meio do engenheiro mecânico Jorge Nei Brito, membro do conselho consultivo da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi) e ex-presidente da entidade ligada ao Sistema Confea/Crea.

O Confea representa o Brasil na Copimera. Na visão do presidente, eng. civ. Joel Krüger, a participação do Sistema Confea/Crea e Mútua nesse colegiado manifesta como a inserção internacional do Sistema vem sendo valorizada pela atual gestão do conselho profissional. “Estamos fazendo importantes tratativas com organizações de todas as áreas da Engenharia e da Agronomia. Elas envolvem o aperfeiçoamento, a atualização e a mobilidade profissional, oferecendo oportunidades de valorização profissional e de desenvolvimento sustentável para os países, que compartilham importantes debates, como os que serão tratados durante esta reunião da Copimera”.

Além do primeiro vice-presidente da Copimera, Jorge Nei Brito, o evento a ser realizado no Confea contará com as presenças do hondurenho Jorge Gallo Navarro, e de representantes de El Salvador, México, Porto Rico, Equador, Chile, Guatemala, Argentina, Bolívia, Cuba, Panamá, Nicarágua e Peru.

Programação
Presidida pela conselheira federal engenheira mecânica Michele Costa, a Reunião Intermediária da Copimera contemplará em sua programação debates internos, como a eleição do conselho administrativo da entidade e a posse do novo presidente do Comitê Internacional do Congresso da Copimera, entre temas técnicos, a serem discorridos pelos profissionais. A palestra magna do evento será oferecida pelo engenheiro Jairo Francisco Lascarro Leal, de Porto Rico, abordando o tema “Mudança climática: engenharia térmica e tecnologia em desenho de edifícios”.

Segundo a chefe do setor de Acordos e Representações (Setar), eng. amb. Everlin Kaori, a programação envolve aspectos administrativos da Copimera, além de temas relacionados às atividades do Sistema Confea/Crea. “No segundo dia, haverá uma visita técnica à barragem do lago Paranoá. O terceiro dia é dedicado às palestras técnicas expositivas, envolvendo temas importantes como o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), com a participação do presidente do Iatos, eng. mec. Gutemberg Rios, com a moderação do conselheiro federal engenheiro mecânico Lucas Carneiro; o Crea-Jr, com a presidente eleita do colegiado, engenheira Ingrid Luiza Reinehr, e o Programa Mulher do Sistema, em palestra conduzida pela conselheira Michele Costa, sob a moderação do conselheiro federal eng. mec. Genilson Pavão”, comenta.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea