Constituído o Conselho Internacional de Engenheiros de Língua Portuguesa

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, durante a cerimônia de criação da nova entidade
Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, durante a cerimônia de criação da nova entidade 

Brasília, 1º de dezembro de 2023.

Com a participação do Confea, da Associação de Engenheiros de Macau, do Ministério de Obras Públicas do Timor-Leste, da Ordem dos Engenheiros de Angola, da Ordem dos Engenheiros e Arquitetos de São Tomé e Príncipe, da Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde, da Ordem dos Engenheiros de Moçambique e da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), foi constituído nesta terça (28/11) o Conselho Internacional de Engenheiros de Língua Portuguesa – Cielp. O protocolo marcou o encerramento do 4º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa, iniciado no dia anterior, no Centro de Congressos de Lisboa. A agenda internacional do Sistema teve início na cidade de Aveiros, de 23 a 25 de novembro, com a Cimeira Bilateral Confea-OEP.

Liderada pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, a delegação do Sistema foi formada pelo vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, e pelos conselheiros federais eng. mec. Michele Costa e eng. eletric. Sérgio Maurício, além do representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e da Associação Brasileira de Engenharia de Produção – Abepro, eng. prod. Milton Vieira Júnior, e pelo assessor da presidência do Confea, eng. agr. Flávio Bolzan. 

A cerimônia de assinatura da criação do Cielp contou com a participação do diretor-geral da CPLP, Armindo Brito Fernandes. “Trata-se de uma ação extremamente positiva e complementar ao Acordo de Mobilidade no âmbito da CPLP, podendo o Cielp vir a integrar o fórum”, considerou.
 

Integrantes das associações de Engenharia em reunião no Centro de Congressos de Lisboa
Lideranças das associações de Engenharia de países de língua portuguesa em reunião no Centro de Congressos de Lisboa

“Entre os objetivos do Cielp, destacamos o avanço na mobilidade profissional, por meio de protocolos multilaterais de reciprocidade de registro profissional, a exemplo do que temos hoje com Portugal e dos que se encontram em negociação com Angola, Cabo Verde e Moçambique”, descreveu o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, que participou, na semana anterior, da Cimeira Bilateral com a OEP e do Congresso Nacional de Engenharia, organizados pela entidade profissional da engenharia portuguesa. 

Durante a cerimônia de constituição do Cielp, a atuação do Confea foi definida pelo presidente em seus aspectos internos e internacionais. Órgão de Estado brasileiro com autonomia financeira e administrativa, o Confea atua, por meio do Sistema, junto aos 27 Creas regionais, explicou. “Temos o poder regulatório das nossas profissões em todo o Brasil”, frisou. “Além disso, nosso modelo de governança é híbrido, público e privado, contemplando ainda as nossas entidades de classe, 23 entidades nacionais, que integram o Colégio de Entidades Nacionais (Cden), e 800 entidades de classe regionais, que indicam os conselheiros regionais”, disse, apresentando dados sobre a grandeza do Sistema. “Nós investimos, no ano de 2023, em torno de 15 milhões de euros com capacitação profissional em cursos, treinamentos e congressos, desenvolvidos em sua maioria por estas 823 entidades de classe”, informou.

Em relação à governança internacional, Joel Krüger destacou o olhar “estratégico” para as comunidades de países de língua portuguesa e latino-americana, por meio da mobilidade profissional, da certificação profissional e da acreditação de cursos. “Convidamos os engenheiros ligados às ordens todas aqui representadas para que a gente possa ter essa inserção internacional. A certificação profissional será feita pelas nossas entidades de classe, enquanto a acreditação de cursos será desenvolvida pelas nossas escolas de engenharia, segundo modelos internacionais. Por isso, temos procurado integrar bastante as instituições de ensino com o nosso conselho profissional”, afirmou. 
 

Mobilidade profissional

A Cimeira Bilateral com a Ordem dos Engenheiros de Portugal – OEP foi acompanhada por cerimônias e solenidades na Câmara Municipal de Aveiro, em alusão ao Dia Nacional do Engenheiro. Na ocasião, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, foi homenageado pela OEP pelos relevantes serviços em prol da mobilidade profissional no âmbito mundial. A iniciativa contou com o apoio unânime do diretório nacional da entidade. Joel foi o único estrangeiro homenageado na ocasião.

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, foi homenageado pela Ordem dos Engenheiros de Portugal
Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, foi homenageado pela Ordem dos Engenheiros de Portugal



“Fui agraciado com uma distinção internacional aprovada por unanimidade pelo Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), entregue pelo empenho que tivemos ao longo dos últimos anos à frente do Confea em prol da cooperação das relações profissionais e para o estreitamento da reciprocidade profissional entre Brasil e Portugal. Divido esta homenagem com minha esposa, engenheira Poliana Krüger, com meus filhos, o engenheiro Luis Guilherme, João Henrique e Giovanna e com os mais de um milhão e duzentos mil profissionais brasileiros que tenho o imenso orgulhar de representar e trabalhar com afinco para sua valorização. A cerimônia de entrega da homenagem foi realizada na belíssima cidade de Aveiro, importante centro urbano, portuário, ferroviário, universitário e turístico. Agradeço a todos os conselheiros federais, presidentes de Creas, representantes de entidades de classe e instituições de ensino e empregados do Confea que colaboraram conosco neste trabalho que hoje foi reconhecido internacionalmente”, descreveu o presidente do Confea.

Já entre 26 e 28 de novembro, em Lisboa, a delegação do Sistema participou ainda da Assembleia Constituinte do CIELP e do 4º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa. “A constituição do Conselho Internacional de Engenheiros de Língua Portuguesa – Cielp se deu como uma ação complementar e alinhada ao Acordo de Mobilidade da CPLP”, descreve o assessor da presidência do Confea, eng. agr. Flávio Bolzan. “O resultado mais relevante é a renovação do compromisso do presidente do Confea e dos bastonários das Ordens de Engenheiros desses países para o avanço das tratativas multilaterais no que se refere à mobilidade de profissionais”, acrescentou.
 

Equipe de Comunicação do Confea