Contecc promove cursos sobre Eficiência Energética e Água Residuária

Palmas (TO), 18 de setembro de 2019.

O Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) promoveu dois minicursos na tarde desta quarta-feira (18). O primeiro sobre Eficiência Energética com o professor e engenheiro eletricista Paulo Eli Toldo (Senai/FIETO). Na ocasião, o palestrante apresentou algumas sugestões com o objetivo de enxugar as faturas dentro das residências e principalmente dentro das indústrias, mostrando que é possível executar todas as nossas atividades e pagar pouco por isso, por meio de simples atitudes como ter um sistema de tarifação adequada para o consumo, escolher o grupo adequado “A ou B” (relativo ao nível de tensão), além do modelo tarifário ideal (hora sazonal verde ou azul, convencional, etc.) e ter uma demanda contratada nos padrões de consumo.

O professor lembrou que soluções e intervenções nos elementos de consumo energético de uma empresa como motores, iluminação, refrigeração, calor podem contribuir para alcançar o melhor uso das fontes de energia. “A implementação dessas ações poderá proporcionar uma redução no consumo de energia elétrica da sua casa ou empresa”, apontou Paulo Eli.


Veja mais  fotos no Facebook do Confea 


Assista à playlist de vídeos no Youtube

Águas residuárias
O segundo minicurso sobre “Utilização de águas residuárias na agricultura” teve como palestrante a professora e engenheira agrícola Aline Costa Ferreira (UFCG). O emprego da água de reúso na agricultura pode ser uma estratégia bastante eficaz para preservar os recursos hídricos e diminuir sua utilização indiscriminada, haja vista que essa atividade econômica é a que mais emprega água em seu processo produtivo, com cerca de 70% de todo o consumo realizado no mundo.

Alguns dos fatores que motivam a recuperação e reúso da água são: redução da poluição dos cursos d’água; disponibilidade de efluentes tratados com elevado grau de qualidade; promover, a longo prazo, uma fonte confiável de abastecimento de água; gerenciamento da demanda de água em períodos de seca, no planejamento global dos recursos hídricos e encorajar a população para conservar a água e adotar práticas de reúso. “Investimentos em águas residuais e posterior utilização na agricultura significa investimento em saúde, saneamento e meio ambiente – e como fonte alternativa de água, reflete em menos poluição e consequentemente em maior produção agrícola”, ressaltou a engenheira agrícola Aline Costa Ferreira durante sua apresentação.

O Contecc faz parte da programação da 76ª Semana Oficial de Engenharia e de Agronomia (Soea), que está sendo realizada em Palmas (TO).

Reportagem: Valcilena Oliveira (Crea-AC)
Edição: Fernanda Pimentel (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea
Fotos: Damasceno Fotografia/Confea