Design, arte e cultura urbana presentes no 15º Encontro de Líderes

Brasília, 28 de janeiro de 2026

Ao passar pelo Museu Nacional, em Brasília, na noite desta quarta-feira (28/1), o transeunte se depara com projeções dinâmicas que transmitem ao vivo os debates que acontecem no auditório do museu, além de reproduções de peças de arte que brincam com edificações famosas brasileiras, entre pontes, teatros, estádios, entre outros. Assinadas pelo designer Jean Rosa, as obras estabelecem diálogo entre fotografia, ilustração e cultura urbana.

Nesta obra, uma bailarina dança com o Teatro Amazonas

As projeções das artes de Rosa na imensa estrutura de Oscar Niemeyer em pleno Eixo Monumental na capital brasileira fazem parte da programação de abertura do 15º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. Pontes, museus e prédios famosos: é evidente que grandes obras de engenharia atraem o olhar do artista.

“A ideia de convidar o Jean para expor no nosso evento foi pensar na valorização dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências, colocando os profissionais em destaque, como protagonistas não só dessas grandes obras, mas do desenvolvimento do país”, apontou o presidente do Confea, Vinicius Marchese.

Sobre Brasília, Jean criou designs que brincam com o Estádio Mané Garrincha e a Ponte JK. "Na peça, a forma da ponte é subvertida e se transforma no rastro deixado por uma pedra lançada no rio. O gesto remete a uma brincadeira antiga, simples e universal, que desloca a ideia de travessia para o campo da memória, onde a imaginação de uma criança permaneceu gravada no tempo", explica Rosa.

Aqui, um balanço instalado no Elevador Lacerda embala a moça

Na quinta e na sexta-feira (29 e 30/1), o 15º Encontro de Líderes tem sequência no Complexo de Eventos Brasil 21. Anualmente, líderes representantes dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea se reúnem em Brasília para a realização de suas primeiras reuniões do ano. É durante o “Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua” que o Colégio de Entidades Nacionais, o Colégio de Presidentes e as Coordenadorias de Câmaras Especializadas definem calendários, planos de trabalho e os coordenadores do ano.

A realização do encontro obedece à Lei nº 5.194/1966, cujo artigo 53 estabelece que os Conselhos Federal e Regionais se reúnam pelo menos uma vez por ano para estudar e estabelecer providências para o aperfeiçoamento da aplicação da Lei. Dispositivos de regulamentação do Encontro de Líderes são encontrados nas Resoluções nº 1.012/2005, 1.056/2014, 1.088/2017 e 1.110/2018.

Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea