Dia Mundial da Engenharia: Confea em campanha internacional

Brasília, 4 de março de 2022.

Em 4 de março de 1968, representantes de 50 associações técnicas e científicas do mundo todo se reuniram em Paris, sob os préstimos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para criar a Federação Mundial de Organizações de Engenharia (WFEO/Fmoi – na sigla em inglês e francês). 51 anos depois, em 2019, a Conferência Geral da Unesco proclamava a data de 4 de março como o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável.

“Para mim, é uma honra presidir o órgão que reúne os profissionais da Engenharia de um país que está entre os maiores do mundo”, declarou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger. “A nós, engenheiros, foi dada a missão de conciliar o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente, tendo como foco e prioridade o interesse humano, sempre com uma visão sistêmica, zelando pelos recursos naturais para as atuais e futuras gerações, além da reinvenção constante das práticas de engenharia para esse fim. É uma profissão incrível”.

Comissão representativa do Sistema na Cúpula Mundial de Engenharia, realizada em San José, na Costa Rica: presidente do Confea, Joel Krüger; conselheiros federais Genilson Pavão, Daltro Pereira e Lucas Carneiro; representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) Marco Aurélio Braga; integrante do Colégio de Presidentes (CP) e presidente do Crea-RJ, Luiz Cosenza; assessor executivo do Conselho Diretor do Confea, Flávio Bolzan

 


Em post alusivo à data, a equipe de Comunicação do Confea informa que a celebração do dia reforça a missão da Engenharia de conciliar o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente.

 


Já em vídeo divulgado pelo WhatsApp, a mensagem é sobre o quão fundamental é a Engenharia para a vida humana na Terra. Assista:

Ações globais
A Federação Mundial de Organizações de Engenharia (WFEO/Fmoi – na sigla em inglês e francês) montou uma programação de 24 horas de lives sobre Engenharia e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); com conteúdos transmitidos da Austrália, da Costa Rica, da China, dos Estados Unidos, da França, de Gana, da Índia e do Reino Unido. Confira.

Equipe de Comunicação do Confea