Hoje, às 18h, com inscrições gratuitas, palestra sobre Química Verde movimenta a web

Brasília, 20 de abril de 2022.

Hoje (20/04), mais uma oportunidade para profissionais e estudantes interessados em ampliar e aprimorar seus conhecimentos na área de proteção ambiental. 

Com inscrições gratuitas e que já podem ser feitas clicando aqui, a conferência técnica “Química Verde, Perspectivas y Aplicaciones  Caso de Estudio UTLVTE – Faci”, será apresentada a partir das 18h (*), por Elizabeth Canchingre, mestre em proteção ambiental, doutora,  e professora titular da Universidade Técnica Luis Vargas Torres (UTLVT). Como painelistas participam os engenheiros Joseph Cruel e Xavier Gracia, docentes da Faci UTELVT. 

Tendo como referência os horários locais, a palestra também será transmitida para Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Colômbia e Nicarágua, às 15h; Colômbia, Equador, México e Panamá, às 16h; Bolívia, Cuba, Estados Unidos, Porto Rico e República Dominicana, às 17h. No mesmo horário do Brasil, às 18h, a conferência da professora Elizabeth Canchingre será transmitida para Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

Série
Iniciada em janeiro último, a série de 20 conferências técnicas com especialistas; seis conferências magistrais com mesas-redondas para estimular os debates entre especialistas e participantes; quatro cursos tutoriais em áreas específicas, de acordo com a demanda dos interessados; e três fóruns pan-americanos sobre temas centrais da Ibero-América, é promovida pela Confederação Pan-Americana de Engenharia Mecânica e Elétrica e Ramos Afins (Copimera) e será realizada até dezembro de 2022. Para a webinar de hoje, Girard Arroyo, reitor da UTELVT e Luís Ângulo, coordenador da Região IV da entidade já confirmaram presença.

Representação brasileira 
O Confea representa o Brasil na Copimera, onde atua para promover a atualização dos conhecimentos técnico-científicos e o intercâmbio de informações, além de fomentar a inserção internacional da engenharia brasileira no cenário internacional.

Atualmente, o cargo de I vice-presidente na confederação é ocupado pelo brasileiro pós-doutor em Engenharia Mecânica Jorge Nei Brito, que no dia 13 de janeiro integrou a programação de conferências virtuais com a palestra “Estudo comparativo: a análise e a transformação Wavelet para detecção de falhas nos rolamentos do motor”. No Brasil, Brito é membro do Conselho Consultivo da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi) e ex-presidente da entidade ligada ao Sistema Confea/Crea.

Copimera
Fundada em 1991 e composta por 25 países, a Copimera promove o debate construtivo com espírito crítico, a fim de deixar um legado importante para as gerações atuais, visando aos seguintes objetivos:
•    Estabelecer e fortalecer redes de profissionais e especialistas em temas de interesse internacional, relacionados às indústrias mecânica, elétrica, industrial, eletrônica, de telecomunicações, informática, química, petrolífera e conexa, atualizando e compartilhando conhecimentos e experiências.
•    Promover o espírito empreendedor entre os engenheiros pan-americanos para a geração de negócios internacionais, em áreas como consultoria, comércio e indústria, visando melhorar a qualidade de vida.
•    Promover a melhoria individual, o desenvolvimento integral e a conversão de seus engenheiros em líderes que promovam a transformação do país.
•    Colaborar com a integração dos setores profissional, acadêmico, público e privado em cada um dos países de modo que, por meio de um esforço conjunto e de um pensamento estratégico, possam ser tomadas medidas positivas para o desenvolvimento socioeconômico.
•    Gerar diretrizes para políticas públicas com vistas à criação de condições responsáveis para o desenvolvimento sustentável.

Maria Helena de Carvalho e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea, com informações da Copimera