Lideranças profissionais mobilizam o Congresso Nacional

Brasília, 21 de fevereiro de 2019

 

 

A federalização do plenário do Confea, o fim do uso da modalidade pregão para a contratação de serviços de engenharia e o reconhecimento da carreira típica de Estado para engenheiros e engenheiros agrônomos foram pontos debatidos em diversos gabinetes do Congresso Nacional na manhã desta quinta-feira, 21 de fevereiro, incluindo o do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

 

 

A mobilização foi fruto de ação parlamentar, que contou com a presença dos participantes do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. Divididos em grupos representativos de cada estado, as lideranças divulgaram a agenda legislativa do Sistema com matérias prioritárias para 2019 e conquistaram apoio para o posicionamento do Sistema nos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional.

 

"Krüger: "Foi uma grande mobilização""

 

“Realizamos uma grande mobilização no parlamento, e apresentamos nossas principais demandas, algumas delas que estão paradas desde 2002, como o projeto de lei que criminaliza o exercício ilegal da profissão de engenheiro e agrônomo (PL 6699/2002). Entre os mais recentes, está o PL 9818/2018, que retira da lei do CAUBR a prerrogativa de definir áreas de atuação privativa dos arquitetos”, destacou o presidente do Confea, Joel Krüger, ao sintetizar sua avaliação sobre a manhã. “São ações desse tipo que nós precisamos organizar para que tenhamos sucesso no Parlamento”, completou.

VEJA AS FOTOS

VEJA A AGENDA LEGISLATIVA DO SISTEMA CONFEA/CREA E MÚTUA

 

 

"Senador Plinio Valério recebe lideranças profissionais"

 

Krüger acompanhou a delegação do Crea-BA, liderada pelo presidente Luís Edmundo Prado de Campos, que foi recebida no plenário 14, onde 18 deputados da bancada baiana receberam a agenda legislativa. Acompanhado da delegação liderada pelo presidente do Crea-AM, Afonso Lins, Joel também foi recebido pelo senador amazonense Plinio Valério (PSDB).

 

"PL 13/13 é destaque com o deputado federal José Carlos Schiavinato"

 

Antes disso, o presidente do Confea realizou audiência com o deputado federal paranaense José Carlos Schiavinato (PP), que participou da solenidade de abertura do 8º Encontro de Líderes. A pauta de destaque com o deputado foi o PL 13/13, que caracteriza as atividades exercidas por engenheiros e arquitetos como essenciais e exclusivas de Estado - quando foi prefeito do município paranaense de Toledo, Schiavinato implantou o salário mínimo profissional para engenheiros e agrônomos do serviço público (a Lei 4950-A/1966 garante o direito apenas aos profissionais do setor privado).

 

"Presidente do Senado, Davi Alcolumbre recebe lideranças profissionais do Amapá"

 

A comitiva do Amapá teve uma importante participação durante a ação parlamentar promovendo o encontro com os senadores Randolfe Rodrigues (Rede), Lucas Barreto (PTB) e Davi Alcolumbre (DEM), presidente do Senado Federal. A ação liderada pelo presidente Edson Kawahara e pelo conselheiro Laércio Aires dos Santos contou com as participações de lideranças como o diretor-geral da Mútua do Amapá, Fernando Santos, o diretor financeiro da entidade, Coronel Frederico, e ainda o conselheiro federal por Alagoas, Zerisson de Oliveira. “Tivemos uma boa receptividade, e o presidente do Senado nos garantiu que abriria sua agenda para receber o presidente do Confea logo depois do Carnaval”, descreveu o conselheiro federal Laércio Aires dos Santos.

 

"Presidente da CCJ do Senado, Simone Tebet firmou compromisso com as lideranças do Sistema"

 

A delegação de Mato Grosso do Sul recebeu apoio da conterrânea Simone Tebet (MDB) para as demandas que irão tramitar no Senado. “Vocês têm o meu compromisso: quando os PLs chegarem, irei designar o relator”, garantiu a senadora, que no biênio 2019-2020 preside a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Com ela, a comitiva de mais de 15 representantes do Sistema liderada pelo presidente do Crea-MS, Dirson Freitag, tratou do PL 13/2013, que torna a engenharia carreira típica de Estado; do PLS 303/2018, que institui a Engenharia, Arquitetura e Urbanismo-Geral da União; e do PL 6299/2002, que dispõe sobre o uso de agrotóxico.


Além desses, o PL 6699/2002, que criminaliza o exercício ilegal da profissão do engenheiro, arquiteto e agrônomo; e PL 1293/1995, que altera a Lei de Licitações e Contratos Públicos, foram pautados com o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que compõe a Comissão de Infraestrutura, e também com os deputados Fábio Trad (PSD-MS) e Beto Pereira (PSDB-MS), titular da Comissão de Meio Ambiente e suplente da de Infraestrutura. Sobre essa última propositura, o presidente Dirson chamou atenção dos parlamentares para a importância de banir a modalidade pregão eletrônico das contratações de serviços de engenharia. “O ideal é contratar por técnica e preço, considerando que obras de engenharia demandam capacidade técnica e intelectual”, pontuou. Receptivos às demandas dos conterrâneos, os parlamentares registraram os temas prioritários do Sistema Confea/Crea, sinalizando apoio aos projetos. O senador Nelsinho, por exemplo, demonstrou interesse em acompanhar a tramitação do PL 13/2013, que torna a engenharia carreira típica de Estado.

 

 

"Delegação de Mato Grosso tratou sobre a construção de ferrovias"

 

Os PLs da licitação e da carreira de Estado foram destaques da agenda da delegação do Crea-MT com o deputado Emanuel Pinheiro Filho (PTB-MT) e os senadores Jayme Campos (DEM-MT) e Wellington Fagundes (PR-MT). Sob a liderança do presidente do Regional, eng. agr. João Pedro Valente, o grupo também levou aos congressistas assuntos de interesse do estado e da categoria, como a construção de ferrovias. “Mato Grosso é um estado campeão em produção de grãos e com problemas seríssimos de logística. Por isso, assumimos o compromisso com a bancada para que sejam viabilizadas as condições, e justificada de forma técnica a necessidade da construção de ferrovias”, comentou Valente, avaliando a agenda do dia como uma ação positiva.

 

"Comandada pelo presidente Arício Resende Silva, a delegação do Crea-SE conversou com três parlamentares, com quem manterão tratativas"

 

Os profissionais e lideranças dos Creas Amazonas e Alagoas também tiveram uma grande movimentação, no vai-e-vem entre o Senado e a Câmara dos Deputados. Inclusive, os dois grupos chegaram a se encontrar, no final da ação, quando o regional do Norte iria se encontrar com o senador Plínio Valério (PSDB-AM) e o nordestino esteve com o senador Rodrigo Cunha (PSDB–AL). Tais encontros foram constantes ao longo de toda a ação, principalmente em decorrência das filas para credenciamento e acesso ao Senado Federal.


Liderado pelo presidente Afonso Lins e ainda pelo gerente regional do Norte, Afonso Bernardes, o grupo amazonense recebeu apoios como o do deputado federal José Geraldo (PT). “Estamos recebendo essas demandas com muito empenho, inclusive manifestando nosso posicionamento contra a privatização do setor elétrico, o que cria dificuldades para todo o setor e para todo o estado do Amazonas”. O Crea-AM foi recebido ainda pelos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) e pelo deputado Delegado Pablo (PSL). “Foi uma ação que atende a uma parte prioritária da atuação do Sistema, em prol dos interesses da Engenharia, que precisa crescer no Brasil como um todo”, comentou Afonso.

 

 

"Recuperação do bairro do Pinheiro é pauta com deputada Tereza Nelma"

 

Com grande parte da ação dedicada à articulação com a deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) para tratar, além das demandas do Sistema, também do processo de recuperação do bairro do Pinheiro, o Crea-AL contou com uma grande delegação, liderada pelo presidente Fernando Dacal, pelo ex-presidente Ronaldo Patriota, pelo conselheiro federal Zerisson Oliveira, pelo diretor de Tecnologia da Mútua, Cláudio Calheiros, e pela gerente do Nordeste no Confea, Cristiane Justino.  A ex-conselheira federal e ex-Vice-Presidente do Confea, Ana Constantina Sarmento, também integrou o grupo. “Essa movimentação tem que se tornar mais frequente para conseguirmos superar as nossas demandas, tratando de temas como a carreira de Estado e ainda de questões pontuais que envolvem a Engenharia, como foi o caso de Pinheiros, que tem três possíveis causas ligadas à atuação do Sistema, drenagem, extração de minério e/ou  esgotamento sanitário, e que certamente tem solução”, comentou Dacal.

 

"Senador Carlos Viana recebe representantes de Minas Gerais"

 

A bancada de Minas Gerais percorreu os gabinetes sensibilizando os parlamentares - entre eles, o senador Carlos Viana (PHS) e os deputados Júlio Delgado (PSB) e Weliton Prado (Pros) – sobre os projetos de lei de interesse da engenharia nacional. No final da manhã, a bancada compareceu à audiência da Comissão Externa Desastre de Brumadinho com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto. Na ocasião, o ministro falou sobre a capacitação de profissionais para ajudar na fiscalização de barragens. “Por meio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), organizamos um curso para todas as agências fiscalizadoras: Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O da ANA está acontecendo nesta semana e mais de cem engenheiros, geólogos, geotécnicos estão sendo capacitados para reforçar o time dos profissionais que possam fazer vistorias técnicas e emitir um relatório classificando as barragens com maior e menor risco.  Essa é uma tentativa do governo de auxiliar os governos estaduais, colocando um corpo de engenheiro capacitados à disposição. “, informou o ministro.

 

 

"Conselheiros federais abordam educação"

 

Os conselheiros federais Luiz Antonio Corrêa Lucchesi e seu suplente, Adriel Ferreira da Fonseca,  representantes das instituições de ensino de Agronomia, apresentaram a natureza do Sistema Confea/Crea e Mútua em cinco gabinetes de deputados do Paraná: Aline Sleutjes (PSL), Evandro Roman (PSD), Felipe Francischini (PSL), Gustavo Fruet (PDT) e Pedro Lupion (DEM). "É muito importante fazer essa aproximação do sistema profissional com os parlamentares. Estou bastante satisfeito com essa oportunidade que o Confea nos abre", comentou Lucchesi. Entre os assuntos discutidos, a educação foi destaque. Lucchesi e Fonseca são professores universitários e, no plenário do Confea, representam as instituições de ensino brasileiras que oferecem cursos na modalidade da Agronomia. Lucchesi coordena a Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap).

 

"Mútua marca presença na ação parlamentar"

 

O presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães, também participou da ação parlamentar a fim de mobilizar os parlamentares em prol do Sistema. “Um dos projetos mais importantes é o da federalização do plenário do Confea para que todos os estados e as entidades de ensino tenham assento”.  Segundo Paulo, ao se reunir com o deputado Carlos Sampaio, da liderança do PSD, o parlamentar se colocou à disposição para fazer a defesa dos nossos projetos na Câmara.

Leia mais:

 

Definidos nomes das lideranças dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea e Mútua

Novas expectativas para a Ceap

Valmor Pietsch e Marco Aurélio Braga assumem a coordenadoria do Colégio de Entidades Nacionais

Parlamentares comparecerem em massa ao 8º Encontro de Líderes

“O Brasil não pode se tornar um país sem alvará de funcionamento”

Engenheiro especialista em planejamento conclama profissionais a se engajarem na política

Começa nesta quarta-feira (20) o 8º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea

Ação parlamentar envolverá centenas de lideranças do Sistema

Lideranças estaduais do Sistema vão reforçar ação parlamentar no Congresso Nacional

 

 

Beatriz Craveiro, Felipe Pasqualini, Fernanda Pimentel, Henrique Nunes, Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea