
Brasília, 20 de janeiro de 2026.
O plenário do Confea recebe a partir desta terça-feira (20) doze conselheiros titulares e adjuntos que irão exercer o mandato 2026-2028. Antecedendo a primeira Sessão Plenária do ano, o Workshop Novos Conselheiros prepara as lideranças eleitas em 2025 para atuar nas comissões, desempenhar atribuições institucionais e conduzir os trabalhos no plenário.
As novas lideranças foram recepcionadas pelo presidente do Confea, Vinicius Marchese, que destacou os avanços do funcionamento do plenário em termos de eficiência e harmonia. “Nos últimos dois anos, o plenário amadureceu ouvindo demandas dos profissionais e entregando mudanças possíveis. Em 2025, por exemplo, foram publicadas 19 resoluções extremamente importantes para profissionais e empresas”, afirmou Marchese, fazendo referência, por exemplo, à decisão normativa que institui o Programa de Incentivo ao Registro Profissional dos Recém-Formados, e à resolução que isenta anuidade para profissionais com empresas individuais. “É importante ter sensibilidade para o que é importante ser pautado, respeitando o interesse coletivo. Se mantivermos essa forma de trabalhar, sem dúvida será um ano exitoso”, incentivou o presidente.

Na sequência, a assessora da presidência Fernanda Marinela reforçou o papel do Confea como instituição responsável por regulamentar e fiscalizar o exercício profissional, zelando pela ética e pela qualidade dos serviços prestados à sociedade. A advogada chamou atenção dos novos conselheiros para que os trabalhos sejam executados com foco na uniformidade e integração das normas que regem as atividades do Sistema. Nessa perspectiva, a atual gestão tem trabalhado para uniformizar procedimentos de fiscalização e sanções, otimizar a alocação de recursos e aumentar a eficácia da fiscalização, além de aprimorar a prestação de serviços.

Marinela salientou ainda a importância de uma atuação pautada pela transparência, em conformidade com os regramentos estabelecidos por órgãos de controle, como o TCU. Nesse sentido, o Sistema tem trabalhado para ampliar a transparência dos dados. Atualmente esse índice chega a 85%, segundo levantamento interno do Confea.

A gerente de Assistência aos Colegiados, Silvia Aida, apresentou os aspectos gerais do regimento do Confea, conforme estabelece a Resolução nº 1015/2006. A gestora frisou que o plenário é a instância máxima de decisão e conta com comissões que funcionam como suporte técnico especializado em temas como ética, educação e finanças. “O plenário é o órgão soberano que aprecia e decide sobre todos os assuntos do Confea, tem poder normativo e regulamentar. É responsável pelo julgamento em última instância, pelo controle econômico e financeiro, pela gestão institucional e organização de colegiados”, detalhou.

Ao longo desta terça-feira, os novos conselheiros irão conhecer fluxos administrativos, técnicas de comunicação e sistemas operacionais utilizados nos processos do Confea, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Na quarta-feira (21), os recém-chegados se juntam às demais lideranças para realização da primeira Sessão Plenária de 2026, com transmissão pelo Youtube do Confea. Acompanhe ao vivo!
Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Thalita Sousa/Confea
