“O Brasil não pode se tornar um país sem alvará de funcionamento”

Brasília, 20 de fevereiro de 2019.

 

"Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger"

 

 

Prestigiado por cerca de 800 participantes entre autoridades, senadores, deputados e líderes da política classista da área tecnológica brasileira teve início, na manhã de quarta-feira (20), na Capital Federal, o 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea.

ÁLBUM DE FOTOS DO 8º ENCONTRO DE LÍDERES REPRESENTANTES

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Em seu discurso de abertura, o eng. civ. e presidente do Confea, Joel Krüger, deu o tom que deve permear o encontro: a atuação parlamentar das lideranças do Sistema no Encontro. Ele destacou a importância da agenda a ser realizada amanhã, quinta-feira (21), no Congresso Nacional, apresentando alguns dos resultados obtidos. Ao falar sobre o anunciado desarquivamento do PL 13/13, que considera essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros, arquitetos e agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público, Krüger afirmou que foram recebidas 44 assinaturas, “bem mais do que as 27 necessárias”. Para ele, a participação de todos “é fundamental”

 

"Público presente na cerimônia"

 


Outros pontos destacados durante sua fala foram as recentes tragédias de Brumadinho e do Centro de Treinamentos do Flamengo e ainda a formação profissional. “Essas tragédias são o retrato de um país que há muito tempo deixou de se preocupar com a engenharia. Que cortou investimentos, que sucateou grandes empresas públicas, que não vê a necessidade de construir a engenharia pública da União. O Brasil não pode se tornar um país sem alvará de funcionamento”.


Quanto à formação profissional, ratificou a posição contra o ensino a distância em Engenharia e Agronomia: “Esse mesmo descaso com o país vem permitindo que a educação brasileira venha a ser achincalhada, quando constatamos a inércia para lidar com questões elementares como a propagação de cursos sem qualidade e a insistência em adotá-los por meio de um ensino a distância, ainda que contrariando todos os pareceres técnicos e científicos. Esse tipo de educação está longe de representar qualquer avanço, muito pelo contrário, ao menos no que se refere à forma como a modalidade vem sendo aceita para os cursos de Engenharia e Agronomia”.



Dispositivo de honra
A abertura do Encontro teve um dispositivo de honra formado pelo eng. civ. Joel Krüger; pela eng. civ. Fátima Có, presidente do Crea-DF; senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL); eng. civ. e deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR); deputado distrital Rogério Negreiros (PSD-DF); eng. agr. Francisco de Almeida que preside o Crea-GO e coordena o colégio de presidentes de Creas; eng. civ. e presidente da Mútua, Caixa de Assistência, Paulo Guimarães; pelo eng. agr. Kleber Sousa dos Santos, coordenador das Câmaras Especializadas de Agronomia; eng. civ. coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e presidente nacional do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), Wilson Lang; eng. civil e presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE),  Murilo Pinheiro; eng. civ. presidente da Associação dos Engenheiros de Santa Catarina, engenheiro civil Carlos Nakazima e pelo eng. ambiental que coordena o Colégio de Entidades Regionais e preside a Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais, Helder Nocko.
 
Presenças
Além de parlamentares e entre as lideranças da política classista da área tecnológica, conselheiros federais – titulares e suplentes -, presidentes de Creas e de entidades nacionais, coordenadores de Câmaras Especializadas, diretores da Mútua, caixa de assistência, e os ex-presidentes do Confea, os eng. civ. Henrique Luduvice, Wilson Lang, Marcos Túlio de Melo e José Tadeu da Silva estiveram na abertura do 8º Encontro de Líderes Representantes. O general Osvaldo Pereira, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e o ex-ministro do Trabalho Helton Yomura também prestigiaram o evento.

Reconhecimento
Ao final da cerimônia, foram entregues certificados para os ex-coordenadores de  Câmaras Especializadas e para os coordenadores do Colégio de Presidentes de Creas que cumpriram o mandato no ano de 2018  e “pins” para os conselheiros federais. Confira:
Coordenadores
Eng. agrimensor Joseval Costa Carqueija e a coordenadora adjunta, geógrafa – Uiara Martins de Carvalho.
Eng. agrônomo Kleber Souza dos Santos e o coordenador adjunto, eng. agrônomo – Cid Muraishi.
Eng. civil Carlos Domingues e Silva e o coordenador-adjunto, eng. civil Jorge Luiz de Mattos.
Eng. eletric. Jovanilson Faleiro de Freitas e a coordenadora adjunta, eng. eletric. – Cristina de Abreu Silveira.
Eng. industrial Juarez Botelho da Costa Júnior e o coordenador-adjunto eng. Januário Garcia
Eng. de alimentos Marcelo Alexandre Prado e o coordenador adjunto, eng. Luis Sidnei Barbosa Machado.
Geólogo Ronaldo Pedro Ferreira Sousa.
Eng. civil e de segurança do trabalho Luiz Antônio de Melo e o coordenador-adjunto, eng. químico Luiz Alexandre Mosca Cunha.
Eng. ftal José Robrto da Silva, e o coordenador-adjunto, eng. ftal. Rafael de Souza Macedo.
Eng. civil Marcelo Daniel de Barros Melo e o coordenador-adjunto, eng.civil Manoel Ramos Filho.
Os eng. agrônomos Francisco de Almeida e Arício Resende Silva receberam certificados pela coordenação do Colégio de Presidentes de Creas, assim como  Wilson Lang e Vanderli de Oliveira, engenheiros civis que coordenaram o Colégio de Entidades Nacionais (Cden).

Conselheiros

 

 

Os conselheiros com mandatos vigendo entre 2019/21 receberam os pins.
Confira:
Eng. agr. Annibal Lacerda Margon e eng. agr. José Augusto do  Nascimento; eng. mec. Carlos de Laert Oliveira e eng. mec. Virginio Augusto de Souza; eng. civil Carlos Eduardo Vilhena Paiva e eng. civi Carlos Eduardo de Souza; eng. agr. Luiz Antônio Luchesi e eng. agr. Adriel da Fonseca; eng. eletric. Modesto dos Santos Filho e eng. eletric. Railton da Costa Salustino; geólogo Waldir Duarte Costa Filho e eng. mec. Ernando Alves do Nascimento.


Realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), o Encontro terá três dias de duração, com uma programação que inclui palestras e reuniões dos diversos fóruns consultivos que formam o Sistema (veja programação completa), além do cumprimento de uma agenda de audiências no Congresso Nacional. Marcadas com parlamentares, as audiências têm como pauta principal a defesa de Projetos de Lei considerados de interesse para a valorização dos cerca de 1 milhão e 300 mil profissionais das áreas de engenharia, agronomia, geografia, geologia e meteorologia normatizados e fiscalizados pelo Sistema Confea/Crea.

Maria Helena de Carvalho e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea