Seguro rural é tônica em Comissão Temática

 

Brasília, 23 de julho de 2021.

Integrantes da Comissão Temática de Engenharia de Avaliações e Perícias (CTEAP) estiveram reunidos nesta semana no Confea, quando discutiram, entre outros temas, perícias nas atividades do seguro rural. “Quando ocorre perda de lavoura, faz-se necessária perícia para comprovação perante a seguradora”, explica o coordenador da Comissão, conselheiro federal eng. agr. Annibal Margon. 

De acordo com o coordenador, as atribuições e a obrigatoriedade de apresentação de laudo de vistoria e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) não estão muito bem observadas. “Estamos articulando uma conversa com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) em relação à aplicabilidade da Lei nº 5.194/1966”, completou.

Convidado da reunião, o engenheiro agrônomo Eduardo Bianconcini ressalta que 23% do território nacional está destinado à agricultura. “Nós somos os profissionais qualificados para fazer avaliações e perícias que impactam a vida de produtores rurais e o orçamento público”, comentou. Veja o depoimento completo:

 

 

Outro assunto mencionado na reunião destas terça e quarta-feira (20 e 21/7) foi a cartilha “Laudo de Avaliação: um trabalho baseado em métodos técnicos e normativos, não uma opinião”, relançada na última semana durante evento virtual promovido pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape-SP), com participação do presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger. “Fizemos a sugestão de que fosse pensada uma cartilha semelhante voltada especificamente para o meio rural”, comentou Margon.

Nesta semana, os integrantes debateram, ainda, a realização de campanha nas redes sociais que conscientize os internautas sobre a importância da atividade de engenharia de avaliação e perícias. Esta foi a terceira reunião do ano da Comissão, que volta a se encontrar na segunda quinzena de agosto. Além de Margon, compõem o grupo o coordenador adjunto, cons. fed. eng. agr. Daniel Roberto Galafassi; e os especialistas eng. civ. Wilson Lang (presidente do Conselho do Ibape); eng. civ. Karine de Moreira (presidente da Associação Brasileira de Avaliações e Perícias - Abap) e o eng. civ. Clémenceau Chiabi Saliba Júnior (presidente do Ibape Nacional). A reunião desta semana contou, ainda, com a participação do autor de livros sobre avaliação de bens eng. civ. Radegaz Nasser Júnior.

Confira entrevistas com os integrantes da CTEAP:

 

 

 

 

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Foto: Marck Castro/Confea