Confea e Ashrae Brasil firmam convênio para facilitar certificação profissional

Brasília, 15 de fevereiro de 2023.

Disseminar conteúdo técnico capaz de promover o desenvolvimento de profissionais na área de construção sustentável de edificações, eficiência energética, qualidade do ar interno, refrigeração, aquecimento e ventilação mecânica. Esse é o macro-objetivo do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado entre Confea e a Ashrae Brasil Chapter, durante a sessão plenária 1.630, nesta quarta-feira (15/2).

A parceria prevê ainda estudos para que o Conselho Federal possa anotar a certificação da Ashrae no registro profissional, como explicou o presidente eng. civ. Joel Krüger. “A Ashrae é referência na área de normalização sobre essa temática”, enfatizou, lembrando que o diálogo entre as duas instituições foi intensificado nos últimos meses. “Recebemos representantes da Ashrae, no Confea, em dezembro passado; naquele mês, o plenário federal aprovou o texto do acordo; e no início de fevereiro estivemos na Ashrae Winter Conference 2023, em Atlanta (EUA)."

Momento da assinatura do acordo entre Confea e Ashrae, representados por Joel Krüger (dir.) e Walter Lenzi respectivamente

A meta do Confea é avançar com celeridade e de modo prático nos compromissos internacionais, segundo Krüger. “Foi assim com a Ashrae e com a Ordem de Engenheiros de Portugal”, comentou, ao mencionar a reunião com a entidade portuguesa realizada na segunda e terça, quando foram definidos novos passos para a reciprocidade profissional. “Temos pautado nosso trabalho na velocidade das tratativas.” Na sequência, o presidente comemorou o resultado concreto da parceria que irá culminar, especialmente, em novas oportunidades de emprego para profissionais brasileiros. “É muito importante termos aqui, no plenário, a participação da coordenadora nacional do Crea Júnior, a engenheira química Ingrid Reinehr, neste momento da assinatura que representa para os jovens a abertura de mercado de trabalho em outros países.”

Os benefícios da parceria foram igualmente listados pelo representante da American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers. “A certificação comprova que o profissional é qualificado para atuar em determinada área, conceituando-o para novas oportunidades, como as que atualmente existem nos Estados Unidos da América, onde a quantidade de construções é enorme, os salários são outros e a mão de obra é muito necessária”, disse Walter Lenzi, da Ashrae Brasil.

"Muito bom ter assinado esse acordo com o Confea, que é uma instituição gigante e muito relevante", comemorou Lenzi

Reconhecendo a iniciativa, os conselheiros federais listaram outras vantagens do convênio que envolve ações conjuntas, como divulgar e estimular a participação de empresas e profissionais de Engenharia em eventos, cursos e atividades. “A assinatura deste acordo é um fato novo para Engenharia Mecânica. Parabéns, presidente Joel, por deixar nossos profissionais prontos para o mundo”, valorizou a eng. mec. Michele Ramos, que teve a fala complementada pelo eng. mec. Lucas Carneiro. “Já sabia da grandiosidade desta entidade, considerando que muitas normas da ABNT são baseadas nas da Ashrae, o que faz desta parceria uma tratativa de alto nível.”

O geol. Mário Cavalcanti, por sua vez, afirmou que a “certificação irá contribuir para a evolução dos profissionais brasileiros”, o que foi corroborado pelo vice-presidente eng. eletric. Evânio Nicoleit: “A certificação irá agregar diferencial na qualificação profissional”.  

A atuação direta do presidente do Confea na viabilização do acordo foi salientada pelo eng. agr. Luiz Lucchesi. “Agradeço a liderança e visão do presidente Joel ao viabilizar essa parceria fundamental para o país e que irá colocar a Engenharia em posição de destaque no cenário mundial”, frisou, ao registrar que um acordo similar para a área da Agronomia está sendo discutido com a American Society of Agronomy (ASA). O eng. eletric. Genilson Pavão também respaldou a iniciativa: “O presidente Joel está traçando novos rumos para os profissionais e esta é uma grande oportunidade para o Brasil mostrar nosso potencial e trabalharmos juntos por um mundo melhor e unificado”.

Saiba mais
Fundada em 1894, a Ashrae é uma sociedade global que promove o bem-estar humano por meio de tecnologias sustentáveis para o ambiente construído. A sociedade e seus 57 mil membros de mais de 130 nações atuam nas áreas de edificações, eficiência energética, qualidade do ar interno, refrigeração e sustentabilidade dentro da indústria. Isso se dá por meio de redação de normas técnicas, realização de pesquisas, publicações e educação continuada.

Nos países onde está presente, a sociedade se organiza em Chapters, ou Capítulos, apoiada no trabalho voluntário de seus membros. Hoje são mais de 180 Chapters espalhados pelo mundo. No Brasil, o Chapter foi criado oficialmente em 2002 em um evento que reuniu cerca de 60 pessoas em São Paulo. Naquele momento, era o primeiro Capítulo da Ashrae na América Latina com 50 membros. Hoje já são aproximadamente 400 integrantes, incluindo quase 190 estudantes distribuídos por todo o país. Anualmente, a entidade promove dezenas de eventos nos estados, como visitas técnicas, palestras, webinares e o Seminário Internacional de Qualidade do Ar, considerado referência pelos especialistas da área.

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea, com informações da Ashrae
Fotos: Marck Castro/Confea