Fiscalização de indústrias no foco da Coordenadoria Nacional de Química

Brasília, 21 de fevereiro de 2022.

“Queremos atuar fortemente com os profissionais, estudantes, entidades de classe e inspetorias em diversos estados”, afirmou o eng. quím. e de seg. trab. Marino José Greco, representante do Crea-RS reeleito no dia 15 de fevereiro para dirigir os trabalhos da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ) em 2022. Para cumprir essa meta, o fórum consultivo do Sistema Confea/Crea irá dialogar intensamente sobre a valorização profissional na modalidade Química dentro e fora do Sistema Confea/Crea.

Iniciativas voltadas para geração de novos postos de trabalhos e fortalecimento da indústria de base brasileira também estão no plano de trabalho que seguirá para apreciação do Confea. Ainda nesse segmento, a CCEEQ pretende elaborar nota técnica para fiscalização de indústrias, até a 4ª reunião ordinária. “Vamos trabalhar intensamente nas questões da fiscalização, especialmente na área da indústria, considerando a interdisciplinaridade com outras Engenharias, uma questão já prevista no ano passado”, explicou Greco, lembrando que a meta atende às diretrizes definidas pela Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), conforme Resolução nº 1015/2006 do Confea.

Ampliar a participação dos Conselhos Regionais no colegiado segue na lista de prioridades, segundo o titular. “Atualmente 11 Creas ainda não têm representação na CCEEQ”, alertou Greco, ao frisar que a demanda foi levada ao Colégio de Presidentes no ano passado, a fim de otimizar o funcionamento da coordenadoria.

Marino Greco (dir.) e André Macêdo irão coordenar a CCEEQ ao longo do ano

Parceria
Essas e outras ações serão conduzidas ao longo do ano por Greco, com apoio do eng. quím. André Casimiro de Macêdo, do Crea-CE. “Sinto-me extremamente honrado pelos meus pares terem me reconduzido à coordenação, e estou muito feliz por ter o André como adjunto, especialmente pelo conhecimento dele”, ressaltou o titular, que espera contar com a participação de todos os coordenadores regionais. “Cada um com seu perfil auxilia a coordenadoria. É assim que iremos funcionar: com a contribuição de todos”, salientou.

Calendário de reuniões ordinárias da CCEEQ 2022
Data  Local
4 a 6/5 Brasília (DF)
3 a 5/8 Rio de Janeiro (RJ)
5 a 7/12 Brasília (DF)

Tanto o calendário de reuniões quanto o plano de trabalho serão encaminhados para apreciação e deliberação da Ceep e do plenário federal. Mais detalhes sobre as propostas da CCEEQ serão divulgados, em breve, em entrevista com o titular da coordenadoria.

Alinhamento
Inédito na programação do Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, o treinamento para coordenadores esclareceu normativos e trâmites institucionais necessários para o funcionamento dos fóruns consultivos. Na avaliação do eng. quím. Greco, foi positiva a realização dessa agenda na primeira reunião do ano.

Já as instruções sobre diretrizes, atribuições e como os trabalhos precisam ser conduzidos ao longo do ano foram repassadas pela Ceep, liderada pelo conselheiro eng. minas Renan Guimarães de Azevedo, a quem Greco retribuiu pelo pronto-atendimento em esclarecer dúvidas e tramitar processos com agilidade.

A CCEEQ também recebeu a Assessoria Parlamentar (Apar) para ter orientações sobre atuação no Congresso Nacional. A ideia é monitorar os assuntos de interesse do Sistema com mais efetividade, segundo o cientista político e assessor do Confea Walter Bittar. Com auxílio do sistema contratado para monitoramento legislativo, a assessoria irá listar os assuntos prioritários, os quais são de interesse do Sistema, ou ainda aqueles definidos pelo governo ou os que estão em regime de urgência. Posteriormente, os assuntos serão encaminhados para manifestação técnica das coordenadorias. A partir daí, a área parlamentar irá traçar estratégias de atuação. “A sociedade demanda que o Confea seja uma entidade de relevância técnica e só conseguiremos isso por meio da atuação dos colegiados”, afirmou Bittar, ressaltando que esse trabalho será contínuo para que o Conselho tenha subsídios precisos para agir no Parlamento.

Já os assuntos jurídicos foram tratados pelos advogados do Conselho Federal João de Carvalho e Demetrio Ferronato, com objetivo de responder dúvidas acerca de sombreamento de atribuições. Aos representantes da Procuradoria Jurídica, a CCEEQ se ofereceu para municiar o Confea com argumentos técnicos, visando combater ilegalidades no campo da atuação profissional.

Esse intercâmbio de informações institucionais na abertura da agenda do ano foi profícuo, na opinião do coordenador reconduzido. “Foi extremamente produtivo ter a participação da Ceep e das áreas Parlamentar e Jurídica do Confea porque estamos com uma renovação de coordenadores, que estavam com alguns questionamentos”, comentou Greco.

 

Veja mais fotos no Facebook do Confea

 

Confira a cobertura do 11º Encontro de Líderes no site do Confea e no canal do Conselho no Youtube (www.youtube.com/confea10).

Leia mais:
Abertura do 11º EL reúne parlamentares e lideranças do Sistema Confea/Crea

Conheça as lideranças dos fóruns consultivos do Sistema de 2022

Café e Política atrai parlamentares de diversas matizes

Coordenadores de câmaras especializadas participam de treinamento inédito

Painel do Programa Mulher discute participação no Sistema e na sociedade

Encontro nacional reúne comitês regionais do Programa Mulher

Confea encerra 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema


Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro, Thiago Zion, Hugo Rafael, Reisy Ruzzi e André Almeida/Confea