Programa Mulher e Senac Barretos debatem a humanização da engenharia

Brasília, 14 de outubro de 2022.

 

Na quinta-feira (13) o Confea, o Crea-SP e o Senac Barretos (SP) reuniram, aproximadamente, cem pessoas, incluindo profissionais do Sistema, da área de saúde e público em geral, para debater "A Engenharia cuidando de gente", que teve como pauta principal a campanha nacional do Outubro Rosa. A campanha tem como objetivo sensibilizar a todos sobre a necessidade de ações de prevenção e combate ao câncer de mama. 

Coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea- SP, eng. civ.  Poliana Siqueira

 

A coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea- SP,  eng. civ.  Poliana Siqueira, idealizadora do evento, ao palestrar sobre o Programa Mulher do Crea-SP e Diversidade compartilhou com o público a importância do Programa e ressaltou a humanização da engenharia em relação à saúde. “Como engenheira é emocionante perceber o quanto a nossa profissão contribui para que as pessoas tenham dignidade durante o tratamento do câncer de mama. Como, junto com os profissionais de saúde, contribuímos para aumentar as expectativas de vida das pessoas, bem como o direito a um tratamento digno”. 

 

Presidente Joel durante o Fórum "A Engenharia cuidando de gente"

 

O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, ressaltou o protagonismo do Programa Mulher no Sistema Confea/Crea e Mútua. “Desde que foi criado temos trabalhado para aprimorar ainda mais o Programa Mulher. Para tanto, estamos implantando políticas de ações afirmativas, como a visita que fizemos ao Hospital de Amor onde constata-se que a engenharia está em tudo e é primordial para a precisão de diagnósticos e para o tratamento”.

 

Durante o evento, os participantes também assistiram à palestra sobre “Qualidade do ambiente interno, manutenção de ar condicionado e normas técnicas para sistemas prediais de hospitais”, que foi ministrada pelo engenheiro Walter Rolando Lenzi.  Já a engenheira especialista em diagnóstico e monitoramento, integrante do Programa Mulher e inspetora o Crea-SP, Larissa Javarotti, apresentou o Projeto Amigas do Peito, seguida da psicóloga e consultora Melissa Marconi, com a palestra Floresça. 

Hospital de Amor
Os integrantes do Programa Mulher, conduzidos por Poliana e Joel, visitaram o Hospital de Amor, que fica em Barretos (SP), o qual completou 60 anos em março, e é um dos principais centros de tratamento de câncer no Brasil.

 

Ao visitar o hospital, Poliana enfatizou a presença da engenharia. “Ao percorrer o Hospital do Amor, identificamos a engenharia em tudo. Aqui temos a engenharia mecânica, a engenharia elétrica, a engenharia civil, a engenharia de produção, a engenharia de alimentos, a engenharia tecnológica, a engenharia robótica. "A Engenharia cuidando de gente" está em todo o Hospital do Amor”, analisou A coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea- SP.


Fernanda Pimentel e Taís Cerutti (TV Confea) 
Equipe de Comunicação do Confea