Brasília, 18 de junho de 2013.

Clique aqui e confira a programação do seminário
Mais de 80 profissionais de comunicação estão inscritos para o 14º Seminário de Comunicação Institucional do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2013. Esta edição do seminário tem como eixo temático a formulação da política de comunicação do Sistema, conforme estabelecido pelo Planejamento Estratégico do Confea. Jornalistas, publicitários, relações públicas e demais profissionais que compõem as equipes de comunicação do Sistema debaterão fundamentação conceitual, teórica e prática, durante os dias 18 e 19 de junho, no Brasília Imperial Hotel.
Professores doutores no tema estão confirmados para as palestras do primeiro e do segundo dia do evento. No primeiro dia, o professor Jorge Duarte ministrará a palestra “A formulação de política de comunicação nas organizações públicas – desafios e vantagens” em que relata a experiência da política de comunicação da Embrapa. Duarte foi diretor de Comunicação Pública do Governo Federal, é chefe substituto da Secretaria de Comunicação da Embrapa, coordenador de jornalismo da empresa e autor e organizador de diversos livros, entre eles, Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia e Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público.
Já no segundo dia, a professora Elizabeth Pazito Brandão ministrará a palestra “A consolidação do conceito de Comunicação Pública no Brasil” - definições fundamentais, discussões mais recentes e aplicação ao Sistema Confea/Crea e Mútua”. Beth Brandão foi uma das primeiras pessoas a estudar o conceito de Comunicação Pública no Brasil, a partir da caracterização do francês Pierre Zémor, consultora nas áreas de Comunicação Corporativa e Comunicação Pública, avaliadora ad hoc do Ministério da Educação, Secretária Geral do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, com dedicação à área acadêmica nos últimos 20 anos e cerca de 400 artigos publicados.
A partir do Seminário serão discutidos conceitos, avaliada a estrutura da política de comunicação do Sistema, definidos ajustes no calendário de trabalho e analisados procedimentos metodológicos de formulação da política de comunicação. O evento será dinâmico e contará com atividades técnicas para envolver todos os comunicadores.
Ainda compõem a programação do encontro temas como: gargalos, oportunidades e demandas das equipes de comunicação dos Conselhos Regionais e da Mútua; Prodesu (Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua); e Prodacom (Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Comunicação).
A realização do seminário foi aprovada por meio da Decisão Plenária nº 804/2013 e teve sua data alterada para os dias 18 e 19 de junho por meio de portaria ad referendum.
Equipe de Comunicação do Confea
